Cotidiano

Maioria dos incêndios urbanos é intencional, diz Corpo de Bombeiros

Nos últimos três dias, 22 incêndios foram registrados no perímetro urbano de Boa Vista, sendo nove somente no bairro Operário

Em pleno período de estiagem, o Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBM-RR) tem atendido uma média de oito a dez incêndios por dia. Nos últimos três dias, 22 incêndios foram registrados no perímetro urbano de Boa Vista, sendo nove ocorrências somente no bairro Operário, zona oeste da capital. Na maioria dos casos, o incêndio foi considerado intencional.

O comandante do Comando Operacional da Capital e Interior do Corpo de Bombeiros, coronel Anderson Carvalho, não pode afirmar que todos os incêndios foram criminosos, mas ressaltou que a maioria das ocorrências ocorreu de forma intencional. “Algumas vezes atendemos incêndios causados por pessoas que foram fazer a queima do entulho e perderam o controle da situação. Mas de forma geral, 95% dos incêndios estão ocorrendo de forma intencional”, disse.

Dentro do perímetro urbano da capital, a incidência de locais varia, ainda que a maioria se concentre na zona oeste. Nas imediações de Boa Vista, os Bombeiros também registraram ocorrências na região do Projeto de Assentamento (P.A) Nova Amazônia e das demais vizinhanças, como Truaru.

Pelo trabalho de prevenção, o coronel chamou a atenção da população, com foco principal nas pessoas que possuem terrenos baldios. “Se há muito vegetal e sujeira, faça uma limpeza e depois faça o recolhimento do entulho. Isso evita a possibilidade de alguém mal intencionado vir e atear fogo de forma proposital, podendo até causar incêndio em uma residência próxima”, destacou.

A queima de qualquer resíduo sólido, orgânico ou inorgânico na zona urbana é considerada crime, previsto na Lei Municipal 947/2007 e com multa de aproximadamente R$ 300,00.

Carvalho reforçou a importância da população se sensibilizar para não atear fogo em propriedades e entulhos durante o período de estiagem, além de manter as propriedades limpas, a fim de não causar danos maiores a terceiros. Na quarta-feira, 14, os Bombeiros analisaram que os incêndios do bairro Operário ocorreram de forma simultânea. Pelo número atípico, as autoridades avaliaram a ocorrência como criminosa.

Pelo período de pouca chuva, Carvalho apontou que as ocorrências de incêndio tendem a aumentar, apesar de que o índice poderia ser evitado. “Está ao nosso controle, tendo em vista que o próprio ser humano inicia o incêndio. Os números poderiam ser menores se a população tivesse consciência em relação ao crime que está cometendo”, finalizou. Sob o conhecimento de algum incêndio, a população deve ligar imediatamente para o 193. (A.G.G)