Política

Mais 15 escolas terão ensino militarizado em RR

A governadora Suely Campos anunciou ontem, 15, a incorporação de ensino militarizado em mais 15 escolas de Roraima. A gestão já foi implantada em três colégios da Capital e será expandido para seis cidades do interior.

As escolas estaduais da Capital que receberão o método de ensino a partir do próximo ano letivo de 2018 são: Jaceguai Reis Cunha, no bairro Asa Branca; Luiz Ribeiro Lima, no Jardim Equatorial; Maria de Lurdes Neves, no Pintolândia; Maria dos Prazeres Mota, no Santa Tereza; Maria Nilce Brandão, no Cauamé; Pedro Elias, no Jóquei Clube; Professora Conceição Costa e Silva, no Equatorial; e Wanda David Aguiar, no Raiar do Sol.

No interior, seis municípios terão escolas militarizadas: Maria Mariselma, em Mujacaí; João Rogério, em Caracaraí; Antonia Tavares Silva, em Rorainópolis; Tem. João Alcântara da Cruz, em Nova Colina, distrito de Rorainópolis; Cicero Vieira Neto, em Pacaraima; Aldebaro José Alcântara, em Bofim; e Desembargador Sadoc Pereira, em Alto Alegre.

De acordo com o secretário estadual de Educação, José Gomes, a previsão é que mais de 10 mil estudantes do Ensino Fundamental e Médio sejam contemplados. As aulas iniciarão em fevereiro do próximo ano. “O método já será implantado a partir de fevereiro do próximo ano. Com essa medida, esperamos beneficiar mais de 10 mil alunos na Capital e interior do Estado”, afirmou o secretário.

O ingresso nas escolas militarizadas será por meio de matrícula na própria unidade de ensino. Caso a demanda seja maior que o número de vagas disponíveis, haverá sorteio. “Distribuiremos as vagas de acordo com a capacidade de cada escola escolhida para implantação do ensino militarizado”, explicou.

Em cada escola, serão empregados 15 militares, totalizando 225 militares da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Com isso, será criado o Programa de Militarização das Escolas Estaduais de Roraima, que permitirá que policiais e bombeiros da ativa e da reserva possam atuar nas unidades de ensino. “Teremos policias militares dentro dessas escolas, assim como bombeiros militares. Com a implantação da militarização nas escolas, criamos um programa específico que altera a lei permitindo a atuação dessas autoridades dentro das escolas”, explicou a governadora.

De acordo com Suely Campos, a expansão das escolas militarizadas tem o intuito de diminuir a violência dentro dessas escolas, levando disciplina aos alunos e melhorando o rendimento escolar deles, além deampliar a qualidade de ensino na rede estadual. “Com a implantação da militarização nessas escolas, acreditamos que teremos melhor aproveitamento dos alunos, iremos melhorar a qualidade de ensino, diminuir a violência e aumenta a disciplina”, enfatizou. (E.S)