Polícia

Mais cinco mandados de prisão são cumpridos pela Polinter

Agentes da Delegacia de Polícia Interestadual (Polinter) deram cumprimento a cinco mandados de prisão durante todo o dia da quinta-feira, dia 19. As ações foram coordenadas pelo delegado Uziel Castro e os homens foram presos por crimes diversos.

Logo nas primeiras horas, o empresário Jorisdaik Barreto de Mesquita, vulgo “Joris”, de 38 anos, foi preso no bairro Raiar do Sol, zona oeste. Ele foi sentenciado pela Vara de Crimes Contra Vulneráveis de Boa Vista à pena definitiva de seis anos de reclusão em regime inicial semiaberto pela prática do crime de estupro de vulnerável, previsto no art. 217-A do Código Penal Brasileiro (CPB). O crime foi praticado em outubro de 2003 no antigo Abrigo Feminino, localizado no Bairro dos Estados.

Na sequência, foi preso no bairro Asa Branca um serralheiro por descumprir Medidas Protetivas de Urgência deferidas à sua ex-esposa. Em outubro do ano passado, o acusado se envolveu numa grande confusão em um bar, quando avistou a ex-mulher no local e a agrediu juntamente com alguns acompanhantes dela, de modo que só foi contido após um destes vir a alvejá-lo por um disparo de arma de fogo.

Ainda no bairro Asa Branca foi efetivada a prisão preventiva do confeiteiro e ex-presidiário Jackson Sena Melo Braz, de 22 anos, por descumprimento das condições impostas para sua liberdade provisória. Ele não foi localizado e sequer compareceu ao juízo conforme ajustado nos autos do processo a que responde perante a Vara de Entorpecentes e de Organizações Criminosas, uma vez que cumpria pena por tráfico de drogas majorado, pelo fato de envolver adolescente.

No Centro da cidade, foi dado cumprimento ao mandado de prisão decorrente de sentença penal condenatória contra o empresário Sérgio Chaves dos Santos, 37 anos, cuja pena de sete anos e seis meses de reclusão em regime inicial semiaberto por ter cometido o crime de tentativa de homicídio qualificado, por motivo torpe e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima (art. 121 associado ao art. 14 do CPB). O crime foi praticado no ano de 2012 contra a ex-esposa.

Por fim, foi preso no bairro Senador Hélio Campos, o agricultor Damásio Leite de Oliveira, 55 anos, em razão de Prisão Preventiva por não ter sido localizado para audiências de instrução e julgamento. O agricultor responde a um processo pelos crimes de homicídio qualificado por meio cruel, dificultando a defesa da vítima e ocultação de cadáver como prevê o art. 121 e art. 211, todos do CPB. O homicídio aconteceu em julho de 2002, na vicinal 6 do Projeto Taboca, município do Cantá, região centro-leste do Estado.

Colaborativos com as prisões, todos os homens tomaram ciência do cumprimento do mandado, na delegacia, depois foram submetidos a exames de corpo de delito, no Instituto de Medicina Legal (IML) e, posteriormente, recolhidos ao sistema prisional. (J.B)