Cotidiano

Mais de 1.500 carteiras de trabalho foram assinadas em julho em Roraima

O setor que mais contratou no Estado foi o agropecuário, com crescimento de 14,35%

O Brasil abriu mais de 35 mil vagas de trabalho formal no mês de julho, melhor resultado do indicador na comparação desde julho de 2014. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados ontem, 10, pelo Ministério do Trabalho, e apontam que no mês de julho foram geradas 35.900 vagas de trabalho formais de emprego em todo o País.

Em Roraima não foi diferente. Pelo o menos é o que garante a atendente de balcão Camila Souza que, após dois anos procurando um emprego, conquistou uma vaga. “Estou muito feliz, trabalhando com carteira assinada. A gente se sente mais segura, podendo comprar as coisas, resolver os problemas que surgem dentro de casa, planejar a vida da família”, afirmou.

Segundo dados do Caged, houve aumento de emprego com carteira assinada no Estado em julho deste ano, se comparado ao mesmo período do ano passado. Em julho, 1.536 pessoas foram admitidas e o setor que mais contratou foi o agropecuário, com um crescimento de 14,35%.

De acordo com o economista Dorcilio Erik, este crescimento na geração de empregos com carteira assinada significa que a crise está estagnada e que o País começa a dar sinais de recuperação na economia. Na visão do economista, apesar da impopularidade do presidente Michel Temer (PMDB), as medidas adotadas por ele estão tendo eficácia. “Isso é muito bom para nós, significa que a crise perde força, que as propostas de Temer estão surtindo efeito e que o Brasil vai voltar a andar no rumo do crescimento”, analisou.

Ainda segundo Dorcilio Erik, o fato de o agronegócio contratar mais pessoas e despontar no Estado é reflexo da produção da soja, uma vez que mais investidores estão produzindo no extremo norte, atraídos pelas condições climáticas e geográficas. “Simplesmente é o reflexo da potência que o agronegócio de Roraima tem, trazendo cada vez mais investidores de todas as regiões do Brasil, principalmente do centro-oeste para produzir soja em nosso estado”, salientou.

NÍVEL NACIONAL – Em todo o País, o grande responsável pelo desempenho do mercado de trabalho em julho foi o setor da indústria da transformação, que contou com a abertura de 12,5 mil postos de trabalho. Ao mesmo tempo, a construção civil conseguiu reverter 33 meses de queda e criou 724 vagas formais em julho.

Importante setor para a economia, o emprego na área dos serviços também registrou um resultado expressivo em julho, com a abertura de 7,7 mil vagas, enquanto o setor do comércio apresentou um saldo positivo de 10,1 mil contratações. (E.S)