Cotidiano

Mais de 1.600 pequenos produtores podem comprar milho mais barato

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) promoveu no mês de agosto um mutirão para cadastramento de clientes para o Programa de Vendas em Balcão (ProVB) no município de Caracaraí, região centro-sul do Estado, a cerca de 280 quilômetros da Capital. A ideia era promover uma ação para atrair produtores rurais e assim permitir que criadores e agroindústrias de pequeno porte, que utilizam o milho para ração animal, tenham acesso aos estoques oficiais do Governo em igualdade de condições, por meio de vendas diretas a preços mais acessíveis e compatíveis com os dos mercados locais.

Além disso, a expectativa da ação era facilitar o acesso do pequeno criador aos programas institucionais de abastecimento, aproximando as políticas públicas dos beneficiários visados e, dessa forma, incentivar o funcionamento da produção dos pequenos criadores e da agricultura familiar que, normalmente, carece de recursos financeiros para investir.

Após o mutirão, a Superintendência da Conab em Roraima informou que atualmente 1.625 criadores de pequeno porte estão cadastrados no Estado, que compreendem moradores de Alto Alegre, Amajari, Bonfim, Cantá, Caroebe, Iracema, Mucajaí, Normandia, Pacaraima, Rorainópolis, São João da Baliza, São Luiz e Uiramutã.

PREÇOS MAIS BAIXOS – De acordo com a Companhia, apesar da recomendação de que as vendas aconteçam com preço compatível ao mercado local, os produtores em Roraima têm o benefício de conseguir o produto com valores ainda mais baixos.

“A Conab estabelece o preço de acordo com a média do mercado atacadista da região. Atualmente, o preço está abaixo do mercado em virtude de uma operação especial estabelecida pelo Governo Federal, com aprovação do Conselho Interministerial dos Estoques Públicos, que estabeleceu preços subsidiados para os estados do Norte e Nordeste e que tem vigência até o final deste ano”, informou.

COMO PARTICIPAR – O cadastramento para o Programa de Vendas em Balcão da Conab é um ato contínuo e está sendo realizado diariamente, aberto a todos os criadores, de todos os municípios, na sede da Unidade Armazenadora da Conab em Boa Vista, localizada na Avenida Venezuela, 1120, no Bairro Mecejana, próximo ao viaduto. O atendimento acontece das 8h às 12h e das 13h às 17h30, de segunda a sexta feira.

A Conab reforçou que a quantidade de produto a ser adquirido é calculado de acordo com o plantel de cada cliente e que, até o momento, a Companhia oferece somente milho em grãos como produto. (P.C)