Política

Mais de 11 mil eleitores foram atendidos nos cartórios eleitorais

Dados oficiais, com o número de eleitores de Roraima aptos a votar no próximo pleito, devem ser divulgados até 5 de julho

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima atendeu 11.536 eleitores, durante a campanha de fechamento do cadastro de eleitores, distribuídos nas oito Zonas Eleitorais do Estado, no período de 4 a 9 de maio.

O maior número de atendimentos aconteceu em Boa Vista. A 1ª Zona Eleitoral registrou o atendimento de 2.948 pessoas e a 5ª ZE, que também abrange os municípios de Bonfim, Cantá e Normandia, atendeu 5.223 eleitores.

Nos atendimentos realizados em Roraima no período citado, segundo dados do TRE, foram registrados 4.108 novos alistamentos, 3.695 transferências, 3.592 revisões e 141 emissões de segunda via.

Conforme a Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE/RR, os dados oficiais com o número de eleitores de Roraima aptos a votar no próximo pleito, tal como as informações do eleitorado por sexo, idade, formação etc., devem ser divulgados até 5 de julho pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Confira a tabela:

Regular X Quite

O prazo para tirar, transferir e regularizar o título de eleitor terminou no último dia 9. No entanto, os eleitores que quiserem tirar a segunda via do título ou pagar alguma multa decorrente da ausência em algum pleito ainda podem procurar o Cartório Eleitoral.
É importante destacar que estar regular com a Justiça Eleitoral significa que o cidadão pode votar. No entanto é possível que o eleitor esteja regular e não esteja quite. Não estar quite significa que o eleitor tem algum débito pendente e não irá conseguir emitir a Certidão de Quitação Eleitoral, exigida para tomar posse em cargos públicos, tirar passaporte e regularizar CPF.

Rezoneamento

Todos os eleitores que votam nos 10 bairros que passaram a fazer parte da 1ª Zona Eleitoral (Asa Branca, Buritis, Caimbé, Cauamé, Centenário, Cinturão Verde, Jóquei Clube, Tancredo Neves, Caranã e União) ainda podem procurar o Cartório Eleitoral para trocar o título que passou a conter novos números de Zona e Seção. O local de votação não mudou, apenas as informações no documento foram alteradas.

E-título

Os eleitores de Boa Vista que possuem aparelho do tipo smartphone ou tablet e que, em função do rezoneamento, passaram da 5ª para a 1ª Zona Eleitoral não precisam ir (se não quiserem) ao Cartório da 1ª Zona Eleitoral para retirar a segunda via de seu título de eleitor. O e-título é um aplicativo que contém todas as informações do documento impresso, a exemplo do número da zona, seção e local de votação.

Confira o Calendário Eleitoral de Maio

 15 de maio – terça-feira 
Data a partir da qual é facultada aos pré-candidatos a arrecadação prévia de recursos na modalidade de financiamento coletivo, ficando a liberação de recursos por parte das entidades arrecadadoras condicionada ao cumprimento, pelo candidato, do registro de sua candidatura, da obtenção do CNPJ e da abertura de conta bancária (Lei n° 9.504/1997, art. 22-A, § 3º).

 31 de maio – quinta-feira 
Data em que o Tribunal Superior Eleitoral divulgará, na internet, o quantitativo de eleitores por Município, para fins do cálculo do limite de gastos e do número de contratações diretas ou terceirizadas de pessoal para prestação de serviços referentes a atividades de militância e mobilização de rua nas campanhas eleitorais (Lei n° 9.504/1997, art. 100-A e Lei n° 13.488/2017, art. 6º).