Cotidiano

Mais de 11 mil imóveis devem ser visitados até sexta-feira

Loteamentos e áreas com risco médio serão alvos da mobilização contra o mosquito Aedes aegypti

Como parte das atividades da campanha nacional “Não deixe o mosquito mudar a sua história”, iniciativa que visa o combate direto aos vetores do Aedes aegypti, a Prefeitura de Boa Vista promove várias atividades até esta sexta-feira, 22.

Apesar de as equipes do município estar visitando todos os bairros da capital, as atividades deverão se concentrar nos locais apontados como médio risco de proliferação, principalmente em loteamentos. “As ações dessa semana vêm justamente para reforçar o que a Prefeitura já faz na cidade toda para controlar a infestação do mosquito, com a limpeza e verificação dos criadouros junto à população, para assim podermos nos preparar para o período das chuvas”, explicou a diretora da Unidade de Vigilância e Controle de Zoonose (UVCZ), Maria da Conceição dos Santos.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), de janeiro a outubro de 2016, o município registrou 110 notificações suspeitas e 12 confirmações para a chikungunya; 451 notificações e 57 confirmações para a dengue; e 157 notificações e 120 confirmações para o zika vírus.

Comparado ao mesmo período deste ano, os registros mais que dobraram para as três doenças, tendo a chikungunya saltado para 4.760 notificações suspeitas e 3.623 confirmações; 2.940 notificações e 140 confirmações para a dengue; e 494 suspeitas e 191 testes confirmados para o zika vírus.

“De fato, esse ano nós tivemos um aumento no número de registrados para as três doenças, não só a nível local e também em amplitude nacional, no entanto, os trabalhos que realizamos junto à população têm sido fundamentais para garantir que o Aedes aegypti esteja sob controle em nossa cidade”, ressaltou.

Maria da Conceição acrescentou ainda que a intenção das equipes será visitar 11 mil imóveis, entre residências, construções inacabadas e terrenos baldios. Para isso, 100 agentes estarão mobilizados para dar suporte às atividades, que contarão com a parceria de escolas do município.

“Graças ao trabalho que a Semsa vem realizando junto às escolas, a gente percebe que a população tem se mostrado cada vez mais receptiva à presença dos agentes de endemias da nossa capital. Eles passaram a compreender que é importante manter a vigilância sobre as doenças, pois não é desejo de ninguém contrair qualquer enfermidade relacionada a esse mosquito”, complementou.

Para encerrar, Maria da Conceição dos Santos ressaltou que 80% dos criadouros do mosquito estão concentrados no interior das residências. Por esse motivo, a verificação em todos os cômodos é indispensável para reduzir os riscos de proliferação. “São atitudes simples, mas que fazem uma enorme diferença no futuro”, concluiu. (M.L)