Cotidiano

Mais de 30 mil títulos ainda precisam ser entregues

Mais de 30 mil pessoas que moram nos bairros Asa Branca, Buritis, Caimbé, Caranã, Centenário, Cinturão Verde, Jóquei Clube, Tancredo Neves e União precisam garantir o novo título de eleitor, que transfere estes da 5ª Zona Eleitoral de Roraima para a 1ª, até o dia 27 de setembro. O primeiro turno das eleições será no dia 7 de outubro.

No novo título de eleitor, a mudança é a sessão na qual cada eleitor irá votar. Dados pendentes a biometria e o local de votação permanecem os mesmos. Segundo o coordenador de Eleições do Tribunal Regional Eleitoral, Fábio Barros, todos os títulos estão disponíveis no Tribunal Regional Eleitoral Cartório da 1ª Zona Eleitoral, situado na avenida Santos Dumont, 760, bairro São Pedro.

“A pessoa que for até lá não precisará esperar muito. É só se identificar e pronto, o novo título é entregue. Simples assim. É importante que isso seja feito, pois no dia da votação, a pessoa não saberá qual a sessão (sala) na qual votará, e isso causará um grande transtorno que pode acarretar na pessoa não conseguir votar”, explicou.

Além de buscar o título novo no cartório, também é possível que sua atualização seja feita através do aplicativo e-título, disponível para sistemas ios e android. “Para quem não tem tempo de ir até a Santos Dumont, devido a correria do cotidiano, a validação de dados pode ser feita através do aplicativo. Nele se pode ver também em aplicativo de mapas, onde votar, tirar retenção de quitação eleitoral, entre outras coisas”, explicou.

A mudança de zona ocorreu em 2017, e se deu após a exigência federal pelo rezoneamento nas capitais de forma que cada uma delas tenha pelo menos 100 mil habitantes para que seja válida. Como na 1ª zona havia 70 mil pessoas e 150 mil na 5ª, a decisão do TRE foi por realizar a transferência destes da 5ª para a primeira.

“Tínhamos feito, no ano passado, um plano de ação em locais de votação para que os eleitores peguem seus títulos. Eram quase 60 mil eleitores. Conseguimos apenas metade, mas agora que as eleições estão próximas queremos que todos fiquem atentos para que não aconteça nenhuma confusão nos dias de votação”.

Atualmente, os municípios de Cantá, Bonfim e Normandia estão fazendo parte da 5ª Zona Eleitoral da Capital. Antes do rezoneamento de 2017, moradores desses municípios precisavam ir até Alto Alegre, ao norte do Estado, para votar. (P. B.)