Cotidiano

Mais de 30 veículos foram abordados em Área de Preservação

Os donos de veículos que trafegam em Área de Preservação estão sujeitos a multa de R$ 5 mil

Durante a ação de fiscalização ambiental realizada pela Femarh (Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos), neste fim de semana na Praia Grande, que fica localizada no Rio Branco, no município do Cantá, os fiscais abordaram mais de 30 veículos em APP (Área de Proteção Permanente).

Os donos de veículos que trafegam em APP podem danificar a área causando impacto e estão sujeitos a multa de R$ 5 mil por hectare ou fração.

Além disso, o tráfego de veículos na Praia Grande prejudica a segurança dos banhistas. Os condutores que permanecerem na localidade também podem ter seus veículos apreendidos conforme o art. 3º, inciso IV do Decreto Federal 6514/2008.

Na ação, os fiscais também constataram pessoas com veículos dentro do Rio Branco, o que causa danos aos recursos hídricos, devido ao impacto causado por materiais que podem poluir a água.

De acordo com Yuri Lima, chefe da Divisão de Fiscalização da Fundação, a ação foi apenas preventiva.

“A Blitz Ambiental foi motivada por várias denúncias que recebemos. Então resolvemos fazer essa sensibilização falando para os condutores sobre a importância da preservação daquela APP e que ali é uma área que não pode ser mexida, pois lá existem animais silvestres”, explicou.

Lima informou que serão instaladas placas de sinalização e sensibilização na região que compreende a APP e que as ações de Educação Ambiental e Fiscalização continuarão nos fins de semana.

A Fundação contou com o apoio do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), DPMA (Delegacia de Polícia de Meio Ambiente), CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima) e PMRR (Polícia Militar de Roraima).