Cotidiano

Mais de 4 mil furtos foram registrados até agosto deste ano

Nos dois primeiros quadrimestres de 2017, ou seja, de janeiro a agosto, foram registrados mais de 4 mil furtos e cerca de mil roubos em todo o Estado. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública (Sesp). No caso dos furtos, quando os crimes são cometidos sem a presença das vítimas, foram 4.024 casos registrados nos primeiros oito meses deste ano.

Os furtos em geral, quando se leva bolsas e demais objetos, como computadores, somam 2.788 casos. Em seguida aparecem os furtos à residência, com 695 registros; acompanhado por 224 furtos de veículos, 195 de aparelhos celulares e 122 de bicicletas.

Com relação aos casos de roubo, quando a vítima sofre algum tipo de ameaça ou violência, foram contabilizados até o momento 1.048 casos, sendo 823 roubos em geral, seguido por 150 roubos de aparelho celular, 47 roubos de veículos, 26 em residências e apenas dois roubos de bicicleta.

ANO PASSADO – Analisando os dados registrados durante todo o ano passado foram contabilizados 7.787 furtos no total, sendo 4.460 furtos em geral; 2.223 em residência; 490 de aparelho celular; 324 de veículos e 290 de bicicletas.

Os casos de roubo somaram 2.603 ocorrências no ano passado. Do total, foram 1.712 assaltos em geral, seguidos por 682 casos de roubo de aparelhos celulares. No caso de veículos, foram 99 casos e 96 roubos em residência. Por fim, somam-se 14 casos de roubo de bicicleta.

IMIGRAÇÃO – Contrário ao imaginário coletivo, os dados da Secretaria de Segurança Pública informam que o fluxo migratório pouco influenciou nos registros. Nos primeiros oito meses deste ano, do total de mais de 4 mil casos, apenas 16 furtos foram cometidos por venezuelanos. Dos mil registros de roubos, apenas um deles foi cometido por um estrangeiro de origem da Venezuela.

Conforme os registros do setor de estatística da Sesp no ano passado, dos mais de sete mil casos de furtos e 2 mil de roubos registrados em 2016, somente 37 furtos e dois roubos envolveram indivíduos de nacionalidade venezuelana em Roraima. (P.C)

População deve redobrar cuidados, alerta secretário de Segurança

Sobre os casos de furto e roubo, o titular da Sesp, delegado Francisco Araújo, ressaltou que a população deve adotar as medidas principais de segurança. Dentre elas, Araújo orientou pontos básicos, como ficar atento às redondezas. “Sempre trancar a sua residência e, quando sair, olhar para os lados. Observar quem vai e quem vem, as pessoas na redondeza. Olhar pra ver se tem alguém vindo, saber se não tem ninguém já à espreita, esperando”, afirmou. “Evitar sair a pé com o telefone na mão. A pessoa passa de longe e já reconhece o aparelho, sabe qual tipo que é e parte para cima”, acrescentou.

Uma característica dos assaltos em Roraima, segundo Araújo, são os crimes cometidos em duplas. “Por isso é importante sempre ficar atento com duas pessoas em uma moto, duas pessoas de bicicleta vindo em sua direção. É comum, quando saem para praticar determinados tipos de roubo e furto, que os criminosos saiam em dupla para dar suporte ao comparsa, render a vítima. No mais, a nossa orientação final é sempre ligar na Central 190 e denunciar qualquer ação suspeita”, frisou. (P.C)