Cotidiano

Mais de 50 carteiras são trocadas por dia

Quem tiver a Carteira de Identidade borrada por falha na impressão pode pedir a reimpressão gratuitamente

Depois da reportagem da Folha, no final do mês de março, informando que usuários estavam sendo prejudicados pela péssima qualidade da impressão da Carteira de Identidade feita no Instituto de Criminalística de Roraima Odílio Cruz, que em menos de seis meses já apresentavam borrões e tornaram-se ilegíveis, pelo menos 50 usuários estão comparecendo diariamente ao instituto para trocá-las por novas carteiras. Essa segunda via tem custo zero para o usuário.    

Segundo o diretor do Instituto de Identificação de Roraima, Amadeu Rocha Triani, a grande maioria das carteiras trocadas é de documento expedido entre seis meses a um ano. “Esse problema vem da gestão passada e, ao ser detectado, começamos a resolvê-lo com a troca por outra, com a entrega no mesmo dia ou, no máximo, no dia seguinte. E sem custos para a pessoa”, afirmou.

Para resolver o problema houve uma reunião com representantes da empresa prestadora do serviço, Montreal Informática, e o então secretário estadual de Segurança Pública, Januário Lacerda, em busca de uma solução. O governo solicitou da empresa a mudança no modelo de impressão, pois era a cera, que dava uma qualidade boa, mas, devido ao clima quente em Boa Vista, a cera derretia e dava o borrão nos documentos.

“Solicitamos que a empresa retornasse à impressão laser e as duas impressoras a cera foram substituídas para resolver o problema. Desde então iniciamos a impressão no novo modelo e esperamos que o problema tenha sido resolvido. Começamos a troca das carteiras borradas”, disse.

Ele ressaltou que as pessoas que ainda estão com as carteiras ilegíveis, que procurem o instituto para resolver o problema. “Quem chegar até as 11h30 vai receber a nova carteira impressa no mesmo dia. Quem chegar depois desse horário, receberá a carteira no dia seguinte”, afirmou. “Para agilizar esse tipo de demanda, disponibilizamos dois técnicos e duas impressoras, de modo que o cidadão não seja penalizado em ficar mais tempo esperando para receber sua nova carteira e corrigir um erro que foi cometido na gestão passada”, frisou.

PRIMEIRA VIA – Para tirar a primeira via da Carteira de Identidade, o diretor do Instituto de Identificação de Roraima, Amadeu Rocha Triani, informou que o usuário deve protocolar pedido e levar a certidão de nascimento ou de casamento. Para essa via não se paga taxa.

Para tirar a segunda via do documento, por perda, roubo, extravio ou que tenha danificado por algum motivo, paga uma guia de recolhimento no valor de R$ 30,89. A pessoa volta para recebê-la em, no máximo, três dias. “A única exceção de segunda via grátis é a que estiver ilegível por problemas na confecção do instituto”, afirmou. (R.R)    

Saiba como retirar sua Carteira de Identidade

Onde Requerer em Boa Vista:
* Instituto de Identificação Odílio Cruz,
Av. Venezuela, 2.083
Tel.: 2121-3417
Horário: Dias úteis, das 07h30 às 13h30

*Posto de Atendimento da Casa do Cidadão,
localizada na rua Izídio Galdino, 2469, no bairro senador Hélio Campos
Tel.: 3625-9737

Para Emissão de 1ª Via
Brasileiro:
Homem: Certidão de nascimento ou a certidão de casamento (original e Cópia).
Mulher:
Solteira – Certidão de nascimento (original e cópia);
Casada ou Viúva – Certidão de casamento (original e cópia);
Separada ou divorciada – Certidão de casamento com averbação (original e Cópia);
Brasileiro naturalizado:
Homem/Mulher: Certificado de naturalização (original e xérox);
Português:
Homem/Mulher: Certificado de igualdade de Direitos e Deveres (original e xérox);

Para Emissão de 2ª Via
O que é necessário: O pagamento de uma taxa, em qualquer posto da Secretaria de Fazenda (Sefaz) e os documentos nos seguintes casos:
Brasileiro:
Homem: Certidão de nascimento ou a certidão de casamento (original e Cópia);
Mulher:
Solteira – Certidão de nascimento (original e cópia);
Casada ou Viúva – Certidão de casamento (original e cópia);
Separada ou divorciada – Certidão de casamento com averbação (original e Cópia).

Brasileiro naturalizado:
Homem/Mulher: Certificado de naturalização (original e xérox);
Português:
Homem/Mulher: Certificado de igualdade de Direitos e Deveres (original e xérox).

A Carteira de Identidade pode ser solicitada também em Boa Vista no Posto de Atendimento da Casa do Cidadão, localizada na rua Izídio Galdino, 2469, no bairro senador Hélio Campos. Neste caso, é necessário levar uma fotografia 3×4.