Cotidiano

Mais de 700 empresas foram criadas em 2017

Segundo a presidente da Junta Comercial, Mariana Poltronieri, a expectativa é que o número cresça até o final do ano, considerando que a demanda aumenta nas próximas semanas

O setor comercial sempre atrai a atenção daqueles que querem montar um negócio. Do início até aqui, este ano foram abertas 715 empresas e fechados 536 estabelecimentos. Isso quer dizer que 179 empresas sobreviveram às incertezas do mercado, de acordo com informações da Junta Comercial do Estado de Roraima (Jucerr). 

Os números deste ano diferem um pouco em relação àqueles de 2016, quando foram abertas 889 empresas e fechadas 400. Significa que ano passado tanto foram criadas mais empresas, e menor o número de extinções. Assim, 2017 foi um ano amargo para quem tentou empreender no comércio.

A expectativa, porém, é que o número cresça. É preciso considerar que no final do ano, principalmente, nas últimas semanas, é maior a demanda por abertura e encerramento. “Acreditamos que ficará bem próximo ao do ano passado, o número de constituições, embora deva aumentar o número de extinções”, informou a presidente da Jucerr, Mariana Poltronieri.

Para a Junta, o número maior de extinções de empresas ocorre por conta da Lei Complementar nº 147/2014, por determinar que qualquer débito de natureza federal, estadual e municipal, pode ser repassado para o CPF de sócios ou do empresário individual, fazendo com que a empresa seja extinta sem nenhuma dificuldade.

Outra medida que também facilitou o processo é a criação do projeto “Integrar”, sistema integrado de informações digitais do comércio estadual, que facilita o repasse de informações através da internet. “A gente tem um levantamento de que de 498 empresas constituídas no Estado, 489 foram pelo Integrar. Então, temos apenas 9 empresas pelo sistema tradicional”, pontuou Mariana.

PREVISÃO – A previsão da Junta é que 2018 seja favorável para as empresas, considerando a mudança de cenário, com redução da crise econômica enfrentada pelo país. A expectativa é que ocorram novas criações ou, ao menos, mantido o mesmo número de empresas ativas.

Mariana ressaltou que muitos fatores influenciam a criação e fechamento de empresas. Por exemplo, em 2015, houve a instalação de dois shoppings, aumentando o número de novos estabelecimentos comerciais.

“Tivemos um número alto de empresas criadas e outras de fora, que montaram filiais nos shoppings. Então, é relativo. A gente acredita que em 2018, empresas virão para Boa Vista, ocupar espaços nos shoppings, ou fora deles. Estamos otimistas”, avaliou.

COMO CRIAR – Para quem quer abrir uma empresa, a presidente recomendou que o interessado procure orientação de profissional da área contábil para representá-lo na Junta Comercial. Outro caminho é buscar o portal da Junta Comercial, no endereço: www.jucerr.rr.gov.br, para mais informações.

Sugeriu que o empresário acesse o programa “Integrar” e inicie a tramitação de abertura da empresa suprindo informações sobre atividade, firma, nome de fantasia, local e liberação do prédio ou espaço.

Passada esta fase, seguem-se outras junto à Receita Federal, Secretaria da Fazenda, Meio Ambiente e Corpo de Bombeiros. “Qualquer dúvida, a Junta se coloca à disposição para atendimento, também através do telefone (95) 2121-5384”, frisou. (P.C.)