Polícia

Mais de 700 pessoas são retiradas de garimpo ilegal

A ação, realizada em conjunto pelo Exército e Polícia Militar, é continuidade da operação Curari VII

Uma operação conjunta envolvendo homens do Exército Brasileiro e PMRR (Polícia Militar de Roraima) resultou na retirada de 776 pessoas que trabalham em garimpo ilegal na região do rio Uraricoera.

Conforme o coordenador da equipe da PM na operação, coronel Waney Vieira, os policiais estão realizando trabalhos de contenção e retirada de garimpeiros daquela região, complementando o trabalho iniciado pelo Exército Brasileiro, na operação Curari VII.

“Estamos há aproximadamente 15 dias no local e devemos permanecer por mais 15 , depois passaremos novamente para a 1ª Brigada de Infantaria de Selva a responsabilidade da contenção daquela área de garimpo ilegal em Roraima”, disse.

Iniciada no dia 31 de outubro, a ação é coordenada pelo 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl), tendo ainda o apoio além da Funai (Fundação Nacional do Índio),  de policiais do Bope (Batalhão de Operações Especiais) e da Cipa (Companhia Independente de Policiamento Ambiental).

Com os garimpeiros, as equipes encontraram os seguintes materiais: Uma antena de acesso a internet; quatro televisores de LED, oito balanças de precisão; quatro aparelhos de telefone fixo; 10 freezers; oito maquinários completos de garimpo; seis geradores de energia; seis rolos de mangueira; 10 botijas de gás; furadeiras; lixadeiras; 400 litros de gasolina; 400 litros de diesel e quatro motores de poupa.

“Vale destacar que a ação envolve apenas a retirada dessas pessoas do local, além da orientação para que não voltem mais para essa região. Todo o material apreendido será destruído”, informou o coronel.