Cotidiano

Mais de 87 mil eleitores devem fazer recadastramento biométrico

Eleitores de Caracaraí, Rorainópolis, Amajari, Uiramutã, Pacaraima, Alto Alegre, Cantá, Bonfim e Normandia devem procurar Zona Eleitoral

A Justiça Eleitoral roraimense inicia no próximo dia 16 de maio o recadastramento biométrico 2017, que vai abranger os municípios de Caracaraí, Rorainópolis, Amajari, Uiramutã, Pacaraima, Alto Alegre, Cantá, Bonfim e Normandia. Até o final do ano, mais de 87 mil eleitores devem passar pelo procedimento obrigatório. Conforme determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nas eleições gerais de 2018 em Roraima, só poderá votar quem tiver realizado a biometria eleitoral.

De acordo com o calendário, o recadastramento biométrico inicia na próxima terça-feira, 16 de maio, na 2ª Zona Eleitoral, que engloba o município de Caracaraí, localizado a cerca de 140 quilômetros da capital Boa Vista. O procedimento é obrigatório para todos os 13.463 eleitores da cidade porto, inclusive para aqueles que têm voto facultado: analfabetos; eleitores entre 16 e 18 anos e cidadãos com mais de 70 anos que possuem título eleitoral. Estes também serão cancelados caso não compareçam.

O atendimento na sede de Caracaraí ocorrerá no período de 16 de maio a 14 de junho de 2017, no cartório da 2ª Zona Eleitoral, localizado na Praça do Centro Cívico. Além da sede, os serviços serão oferecidos de 19 a 21 de maio, na Escola Sebastião Benício da Silva, na Vila Itam. Na Escola Padre Calleri, situada no Novo Paraíso (Km 500), os moradores receberão as equipes da biometria de 23 a 26 de maio. O horário de atendimento é o mesmo em todas as localidades, sempre das 8h às 15h.

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) também irá instalar postos de atendimento nas seguintes comunidades ribeirinhas localizadas no Baixo Rio Branco: Itaquera (19/05), Floresta (20/05), Caicumbí (21/05), Cachoeirinha (23 e 24/05), Terra Preta (25/05), Sacaí (26/05) e Boiaçú (27 e 28/05).

Conforme a presidente do TRE-RR, desembargadora Tânia Vasconcelos, essa será a quinta etapa da biometria. Segundo ela, atualmente existem aproximadamente 240 mil eleitores registrados biometricamente no Estado, o que representa 73,69%, incluindo os municípios de Boa Vista (1ª e 5ª ZEs); Mucajaí e Iracema (6ª ZE); Caroebe, São João da Baliza e São Luiz do Anauá (4ª ZE). “Em 2017, a Justiça Eleitoral roraimense pretende atingir a meta de 100% do eleitorado recadastrado biometricamente, atendendo os cidadãos dos nove municípios que ainda não passaram pelo procedimento”, ressaltou.

DOCUMENTAÇÃO – Para realizar o recadastramento biométrico, o cidadão deve apresentar um documento de identificação oficial com foto (identidade, carteira profissional, carteira de trabalho ou passaporte), um comprovante de residência atualizado e o título de eleitor (se tiver). Nas comunidades indígenas, basta apresentar uma declaração do tuxaua, comprovando o domicílio.

SEGURANÇA – A biometria é uma tecnologia que confere mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação, pois o leitor biométrico acoplado à urna eletrônica deve confirmar a identidade de cada eleitor, comparando o dado fornecido (impressões digitais) com todo o banco de dados disponível. Com isso, fica praticamente inviável a tentativa de fraude na identificação do votante, uma vez que cada pessoa tem impressões digitais únicas. Um dos objetivos da biometria é atualizar o cadastro eleitoral, por meio da coleta de impressões digitais, registro fotográfico dos eleitores e revisão dos dados cadastrais.
 
Confira o calendário de atendimento da Biometria 2017

Calendário de atendimento da biometria em CARACARAÍ: