Cotidiano

Mais de 9 mil estudantes fizeram a prova da Universidade Federal

Mesmo com os candidatos chegando no horário, certame teve alto índice de abstenção e 1,4 mil deixaram de prestar o vestibular

Pouco mais de 9,4 mil candidatos realizaram a prova do Vestibular 2017 da Universidade Federal de Roraima (UFRR) neste domingo, 27. Foram aplicadas a prova integral e a 3ª etapa do Processo Seletivo Seriado (PSS) das 8h às 13h, e as 1ª e 2ª etapas do PSS, das 8h às 11h. A avaliação foi composta por questões objetivas e a redação.

Os portões dos locais de provas começaram a ser abertos às 7h e foram fechados às 8h. Poucos estudantes se atrasaram para a realização da prova. Apesar disso, de acordo com a Comissão Permanente de Vestibular (CPV), 1,4 mil candidatos, dos 10,8 mil inscritos, deixaram de fazer o certame, índice de abstenção de aproximadamente 13%.

Conforme a Comissão, o gabarito preliminar das questões foi disponibilizado desde as 22h de ontem, no site da UFRR. O prazo para interpor recurso à prova começa às 9 horas desta segunda-feira, 28, e segue até 18 horas de terça-feira, 29. Os interessados devem acessar a página da CPV (www.ufrr.br/cpv). Conforme o calendário da instituição, o resultado final do vestibular deve ser divulgado no dia 17 de fevereiro de 2017.

INGRESSO – O Processo Seletivo na modalidade Prova Integral-PI selecionará candidatos cujo ingresso será somente no ano de 2017. O Processo Seletivo Seriado-PSS, 1.ª Etapa-E1, 2.ª Etapa-E2 e 3.ª Etapa-E3, selecionará candidatos para ingresso somente em 2019, 2018 e 2017, respectivamente.

A prova de habilidade específica realizada para o curso Arquitetura e Urbanismo está prevista para acontecer no dia 4 de dezembro deste ano, das 9h às 12h.

VAGAS – Os candidatos do vestibular 2017 da UFRR vão disputar as 812 vagas dos 38 cursos de graduação oferecidos. A novidade este ano foi a oferta do curso Tecnólogo em Agroecologia. As vagas serão distribuídas para os candidatos com deficiência, ampla concorrência e reserva legal de vagas destinadas a candidatos egressos de escola pública, conforme o edital.

Do total de vagas, a UFRR disponibilizou 20 para Administração, 20 para Agronomia, 20 para Antropologia, 40 para Ciências Econômicas, 18 para Ciências Sociais, 25 para Direito, 20 para Enfermagem, 25 para Engenharia Civil, 19 para Engenharia Elétrica, 20 vagas para Geologia, 25 para História, 11 para Letras/Espanhol, 7 para Letras/Francês, 9 para Letras/Inglês e 12 para Letra/Português.

Ainda são ofertadas 20 vagas para Matemática, 64 para Medicina, 25 para Medicina Veterinária, 19 para Relações Internacionais, 24 de Secretariado Executivo, 20 para Psicologia, 22 para Química e 20 para Ciências Contábeis, todas com ingresso previsto para o primeiro semestre de 2017.

Já para o segundo semestre do próximo ano há 35 vagas para Arquitetura e Urbanismo, 22 para Artes Visuais, 20 para Ciências da Computação, 20 para Pedagogia, 30 para Ciências Biológicas, 20 para Ciências Contábeis, 20 para Comunicação Social, 20 para Física, 25 para Geografia, 15 para Letras/Libras, 15 para Matemática, 25 para Música e 20 para Zootecnia.

CONCORRÊNCIA – De acordo com a Comissão Permanente de Vestibular, o curso de medicina foi novamente o mais concorrido do vestibular, com 65,7 candidatos para cada uma das 64 vagas. O curso de Direito com 44,5 inscritos por vaga, e Medicina Veterinária, com 28,6 candidatos para cada vaga, foram os outros mais disputados.

Estudantes avaliam prova como fácil e dizem estar esperançosos

Mesmo sendo um dos cursos mais concorridos no vestibular da UFRR, o estudante Lucas Medeiros, de 18 anos, optou por tentar ingressar em Arquitetura e Urbanismo. Para ele, a prova trouxe boas expectativas. “Achei que para quem estudou não teve muitas dificuldades. Alguns conteúdos estavam simples e me surpreenderam de alguma forma. Eu estudei no cursinho no início do ano e depois estudei em casa o resto do ano”, afirmou.

Já o estudante Natan Emanuel, que disputou uma vaga no curso de Ciências da Computação, disse estar otimista para o resultado. “Eu achei a prova particularmente fácil. Os temas da redação estavam bem atuais. A parte que mais achei difícil foi Química, mas Português e Matemática estavam fáceis. Acho que consigo passar, até porque o curso não é tão concorrido, mas mesmo assim estou otimista”, disse.

Mesmo não tendo feito cursinho pré-vestibular e vinda de escola pública, a estudante Lilian Karoline, que também disputou para ciências da computação, disse ter achado a prova mediana. “Achei a prova mediana, mas acho que passo. Estudei mais em casa mesmo e foi a primeira vez que fiz a prova. Apesar de não ter feito cursinho, estudava duas horas por dia em casa”, frisou. (L.G.C)