Cotidiano

Mais de 900 pessoas são imunizadas na Praça Simon Bolívar

O objetivo da ação foi vacinar o público venezuelano que vive naquela localidade, mas doses da vacina também foram aplicadas em brasileiros

O cronograma da campanha de vacinação contra o sarampo, iniciado no dia 10 de março, segue até o dia 10 de abril. Para atingir um público maior, a Superintendência de Atenção Básica da Prefeitura de Boa Vista, realizou no sábado, 17, uma ação na Praça Simón Bolívar, zona Oeste da capital.

Ao todo, foram vacinadas mais de 900 pessoas. Além da equipe fixa na praça, mais quatro equipes volantes visitavam as lojas do entorno para verificar a situação vacinal dos funcionários, lojistas e clientes.

Esta não foi a primeira vez que a prefeitura realizou uma ação de vacinação na Praça Simón Bolívar. No mês de fevereiro equipes de saúde estiveram no local e imunizaram cerca de 700 pessoas no acampamento de venezuelanos e nos locais ao entorno.

“Com a introdução do vírus, tivemos alguns casos confirmados. Precisamos fazer uma ação de avaliação das pessoas que já são vacinadas, para sabermos quantas ainda precisam tomar, seja a primeira ou a segunda dose”, explicou a superintende de atenção básica, Erika Carvalho.

Na ação de sábado, somente na Praça Simón Bolívar foram registradas 405 pessoas, destas 278 foram vacinadas, sendo 199 venezuelanos, três guianenses, um cubano e 75 brasileiros. Já as quatro equipes volantes vacinaram mais de 500 pessoas nas lojas do entorno da praça. Erika frisou que a campanha não é destinada somente ao público venezuelano.

“É para a população inteira do município. Dentro desta programação nós fizemos várias ações. Durante este período queremos atingir o maior número de pessoas possível, tanto a população venezuelana quanto a brasileira, pois vacinando os venezuelanos estamos protegendo a nossa população”, pontuou.

Para a venezuelana France Rodríguez, que vive acampada na Praça Simón Bolívar com o filho de um ano de idade, a campanha de vacinação é de suma importância. Ela afirmou ainda que, não se imunizou antes, pois não há nenhum tipo de vacina disponível na Venezuela.

“A vacinação é importante sim, já que há muitos casos da doença registrados aqui em Boa Vista. Já me vacinei e o meu filho também. Agora fico mais tranquila, pois não temos mais riscos de adquirir a doença”, declarou.

Desde o início da campanha, pelo menos na estrutura municipal de saúde, mais de 20 mil pessoas já foram imunizadas. Nesta campanha a prefeitura está fazendo o registro dos vacinados no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI). “A pessoa vem com o cartão e nós registramos as vacinas nesse sistema. Em qualquer lugar do Brasil que a pessoa for, mesmo que estiver sem o cartão de vacina, as informações devem constar nesse sistema”, informou Erika.

MAIS AÇÕES – As ações da campanha contra o sarampo no Munícipio de Boa Vista continuam. No próximo dia 24, as equipes estarão imunizando as pessoas na Feira do Produtor. E nos dias 26 e 27 na área rural.

Além das ações pontuais de vacinação, todas as unidades básicas de saúde disponibilizam da vacina contra o sarampo. A prefeitura orienta que todos procurem uma unidade para se vacinar.