Cotidiano

Mais dois municípios terão postos do Instituto de Identificação

Já existem postos em São Luís e Caracaraí. Na capital, os atendimentos são na sede do Instituto e na Casa do Cidadão

Municípios do estado começam a ter mais comodidade na hora de emitir o documento de identificação, que antigamente só podia ser feito em Boa Vista. Agora, Iracema e Amajari vão ganhar postos avançados do Instituto de Identificação, para expedição das carteiras de identidade.

As unidades já estão funcionando em regime experimental e devem expedir em média, 300 carteiras por mês, cada um, facilitando assim o acesso ao documento pelos cidadãos desses municípios.

Atualmente, além dos dois postos na Capital, os municípios de São Luís do Anauá e Caracaraí já estão com locais para atendimento ao público. Por mês, os quatro postos informatizados do Instituto emitem uma média de seis mil carteiras de identidade.

De acordo com o diretor do Instituto de Identificação, Amadeu Rocha Triani, a expectativa é abrir postos nos 14 municípios. “Assim o cidadão não necessita se deslocar até Boa Vista, muitas vezes fazendo gastos que estão fora de seu orçamento, para poder solicitar o documento. Hoje já temos os dois postos do Sul do Estado, em São Luiz do Anauá e Caracaraí e pretendemos seguir um cronograma de expansão para os demais municípios e, assim, melhorar ainda mais o atendimento”, ressaltou.

Para viabilizar o funcionamento dos dois novos postos avançados, o governo firmará um termo de cooperação com as prefeituras de Amajari e Iracema. A previsão é que o atendimento ao público seja estabelecido na segunda quinzena do mês de abril.

ORIENTAÇÃO

O governo orienta a população que para adquirir a 1ª via da identidade, o cidadão não necessita pagar nada, mas é exigida a apresentação da certidão de nascimento ou de casamento. O recém-nascido também pode ter carteira de identidade mediante apresentação da certidão de nascimento.

Para a 2ª via, o requerente precisa levar a certidão de nascimento ou casamento e, em caso de viuvez, apresentar o atestado de óbito do cônjuge. É cobrada a taxa de R$ 36,47. O prazo para entrega da identidade é de dez dias na Capital e 15 dias no Interior.

Em casos extremos, o instituto presta serviço em domicílio, hospitais e presídios para atender cidadãos que estejam sem identidade e não possam ir até os postos de atendimento. O atendimento não tem custo para o requerente.

Roraima possui o Sistema automatizado de impressões digitais, conhecido pela sigla Afis desde 2002. Atualmente, o Instituto de Identificação dispõe de uma nova plataforma que inclui a perícia papiloscópica (Investigação por meio das impressões digitais), o reconhecimento facial, a plataforma criminal, onde ocorrem as anotações criminais do indivíduo e o atendimento civil que é a emissão de identidade.