Política

Manoel Dantas é eleito presidente do TCE-RR

A eleição para definir novo presidente do órgão foi marcada por disputas acirradas e debates acalorados

A sessão extraordinária do Pleno do Tribunal de Contas de Roraima (TCE-RR) desta sexta-feira, 30, para eleger a nova mesa diretora, foi marcada por debate e controvérsias.

Manoel Dantas foi eleito por quatro votos a dois, o novo presidente do tribunal. Em entrevista a Folha, ele disse que quer buscr a harmonia entre os conselheiros e que fará uma gestão voltada para o crescimento do Tribunal.

Além da escolha de Manoel Dantas houve ainda as definições para outros cargos. A vice-presidência do TCE ficará sob responsabilidade do conselheiro Essen Pinheiro; o corregedor de contas será do conselheiro Marcos Holanda; e para presidência da Escola de Contas ficará a conselheira Cilene Salomão. Eles irão cumprir um mandato de dois anos.

O conselheiro Célio Wanderley, que era candidato, se posicionou contrário à candidatura de Manoel Dantas, pedindo a impugnação da mesma, baseado no principio do rodízio e foi rebatido pela presidente da sessão Cilene Salomão, que afirmou que conselheiros não impugnam candidaturas. Ele disse a Folha que vai recorrer judicialmente da escolha do presidente.

Durante a eleição para o cargo de ouvidor houve discussão no plenário. Mesmo não sendo candidato, o conselheiro Célio Wanderley foi eleito em votação secreta. Neste momento, o conselheiro Joaquim Souto Maior pediu que a votação fosse anulada o que gerou novo debate.

 

VEJA O VÍDEO: