Política

Marcos Jorge: “MDIC pode contribuir para o desenvolvimento econômico de RR”

Investimentos no Distrito Industrial e construção de armazéns alfandegários são alguns dos projetos discutidos

Em entrevista ao programa Agenda da Semana, na manhã de ontem, 9, na Rádio Folha AM 1.020, o secretário executivo do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Jorge de Lima, reafirmou que a pasta tem planos de auxiliar o crescimento econômico do Estado, por meio do desenvolvimento da indústria.

“Acredito muito no desenvolvimento de Roraima não somente por ser um entusiasta, mas também porque que devo a minha vida profissional a esse Estado. É aqui que eu moro e que acabei constituindo a minha família, e vendo as potencialidades daqui eu tenho a convicção de que nós temos toda a condição de construirmos um estado forte e pujante. A nossa situação geográfica nos dá, de fato, uma condição privilegiada, que deverá ser explorada daqui a algum tempo”, afirmou.

Conforme Lima, uma das primeiras iniciativas que já está em curso pelo MDIC é a participação do titular da pasta nas reuniões do Conselho Administrativo da Suframa (CAS), que esse ano passa a ocorrer de forma itinerante. “Tem sido uma preocupação constante do Ministro Marcos Pereira e do MDIC para podermos promover o desenvolvimento regional da Amazônia Ocidental. Nesse sentido, nós já temos uma agenda prevista para ocorrer, no meio do ano, reuniões do CAS”, disse.

“Foi algo aprovado no final do ano passado e que prevê, entre outras coisas, a realização de encontros itinerantes, para que não fiquem todas as reuniões concentradas apenas em Manaus, dando à oportunidade de se discutir as necessidades de desenvolvimento da Amazônia com todo o Conselho Administrativo da Suframa nos estados. Então, ele [ministro] está indo agora esse mês para o Amapá e a próxima reunião será aqui em Roraima”, contou.

Dentre os assuntos que poderão entrar na pauta da reunião do CAS diz respeito ao plano de reforço do Distrito Industrial de Boa Vista, área destinada para a realização de atividades ligadas a indústria e comércio no Estado. Segundo Lima, o Governo do Estado deverá em breve entregar à Secretaria Executiva do órgão o projeto para a revitalização do local, que há anos carece de investimentos.

“Eu já conversei com o Secretário de Planejamento, professor Haroldo Amoras. Ele disse que estaria concluindo essa discussão, para apresentarmos um projeto para aquela área. Isso tem sido uma preocupação nossa.

Para mim, é muito importante esse envolvimento do Governo do Estado e a gente verifica que isso também é uma preocupação da governadora [Suely Campos]”, explicou.

Outro ponto que foi destacado durante a entrevista foi o desenvolvimento das Áreas de Livre Comércio (ALCs) espalhadas pelo país, em especial as de Roraima. Uma das soluções viáveis para isso seria a construção de armazéns alfandegários. Questionado sobre isso, o Secretário disse ter a mesma percepção da necessidade de implantação desse tipo de mecanismo e que a pasta está à disposição para auxiliar na questão.

“Entendo que a construção de armazéns alfandegários é plenamente possível. Me lembro bem que anos atrás, antes da implantação da ALC, havia uma diferença muito grande entre os preços praticados aqui e dos preços de outros mercados nacionais, e nós já vemos que há um equilíbrio por conta dessa desoneração, em torno de 11% a 12%, sobre os produtos comercializados. Agora nós podemos ter mais benefícios com a implantação desses armazéns, que permitirão que as importações se deem diretamente para o Estado”, pontuou. (M.L)