Cotidiano

Marinha do Brasil terá agência no município de Caracaraí

Uma representa??o da Marinha do Brasil em Roraima ser? implementada este ano no estado. Esta semana um grupo da Capitania dos Portos da Amaz?nia Legal estar? em Roraima para uma visita ?s futuras instala??es da Ag?ncia de Caracara?, nesta segunda-feira (10).
At? o dia 18 de novembro, o grupo far? ainda a entrega de carteiras de habilita??o, realizar? cursos e encontros com autoridades locais. Hoje ? tarde, a Marinha realizou a entrega de 56 carteiras do curso de ETSP (Curso Especial Para Tripula??o De Embarca??es De Estado No Servi?o P?blico ) que foi ministrado em abril de 2014.
A entrega acontece no Sal?o Nobre do Pal?cio Senador H?lio Campos.
A equipe da Marinha ? composta de sete militares, representados pelo Capit?o-de-Mar-e-Guerra Paulino Ant?nio de Paula Junior, e pelo Primeiro-Tenente Julio Leite Par?. A Capitania dos Portos da Amaz?nia Legal atende aos estados do Acre, Amazonas, Rond?nia e Roraima.
Outro ETSP-2014 e o Curso Especial de Forma??o de Aquavi?rio (CFAQ-II C/M N-1 ? Extra FDPEM) ser?o ministrados na Academia de Policia Integrada (API), com in?cio marcado no dia 11 de novembro, ?s 8h.
Os cursos terminam no dia 17, ?s 15h, com a entrega das carteiras e certificados. Os interessados podem procurar a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan) por meio do Departamento de Turismo (Detur), das 7h30 ?s 13h30.
ETSP (servidores p?blicos)
O Curso Especial para Tripula??o de Embarca??es de Estado no Servi?o P?blico (ETSP) tem dura??o de uma semana e est?o sendo oferecidas 100 vagas. O objetivo ? capacitar o aluno para tripular embarca??es ou conduzir pequenas embarca??es (de at? seis metros de comprimento) de ?rg?os P?blicos extra-Marinha do Brasil (MB), empregadas na navega??o interior.
Os interessados devem ter mais de 18 anos, e trazer xerox autenticada dos seguintes documentos pessoais (RG, CPF, Comprovante de resid?ncia), e algum documento que vincule o aluno a institui??o p?blica na qual ir? prestar servi?o ap?s o curso. O curso ter? 6h de aulas pr?ticas.
EXFDEPM CEFAQ-II CN3 (aquavi?rios)
Outro curso oferecido ser? o de Aquavi?rios. O objetivo ? habilitar o aluno com as compet?ncias exigidas do Marinheiro Fluvial Auxiliar de Conv?s (MFC), N?vel 1 e do Marinheiro Fluvial Auxiliar de M?quinas (MMA), N?vel 1 para o exerc?cio das capacidades previstas na NORMAM-13/DPC, e qualificar o aluno para que, durante um ano de embarque, consolide o conhecimento, o entendimento e a profici?ncia necess?rios para exercer a fun??o de Patr?o de embarca??es com AB at? 10 e pot?ncia propulsora at? 170 kW, empregadas na navega??o interior, nos lagos, rios e apoio portu?rio fluvial, conforme definido pela CP/CF de sua jurisdi??o.
O curso ter? a dura??o de uma semana. Os interessados devem ser maiores de 18 anos, realizar o pagamento de GRU (R$ 8,00), xerox dos documentos pessoais (RG, CPF e comprovante de resid?ncia em nome do aluno ou declara??o reconhecida de defina que a pessoa vive com outra(s) sob o mesmo teto).
No ato de inscri??o o candidato dever? apresentar comprovantes de: identidade; CPF; comprovante de resid?ncia e nada consta.
Na matr?cula, o candidato deve apresentar: atestado m?dico que indique, explicitamente, que atende aos padr?es de aptid?o m?dica e habilidade f?sica m?nima para exerc?cio profissional como aquavi?rio estabelecidos nas Normas da Autoridade Mar?tima e NR-30, do Minist?rio do Trabalho e Emprego; e ser aprovado na avalia??o da aptid?o f?sica, constando das seguintes provas:- nata??o, na dist?ncia de 25 metros, sem limite de tempo; e- perman?ncia flutuando, sem qualquer aux?lio, com dura??o de 10 (dez) minutos.
Outras informa??es na Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), no Departamento de Turismo.
Fonte: Seplan