Cotidiano

Marinha realiza entrega de carteiras de Arrais-Amador e Motonauta

Serão entregues 104 documentos no Departamento de Turismo (Detur), a partir das 07h30 desta segunda-feira, 12

A Marinha Brasileira retorna a Boa Vista na próxima segunda-feira, 12, para participar da entrega de Carteira de Habilitação de Arrais-Amador e de Carteira de Habilitação de Motonauta. A ação é resultado das provas realizadas pela Capitania dos Portos da Amazônia Legal no dia 25 de outubro.

Além da entrega das carteiras, a Marinha também fará inscrições para embarcações de esporte ou recreio. Ao todo, 104 documentos serão entregues das 07h30 às 13h30, no Departamento de Turismo (Detur), localizado na avenida Glaycon de Paiva, nº 280, Centro, no antigo prédio do Instituto de Previdência do Estado de Roraima (Iper).

No ato da entrega das carteiras, será feita uma palestra para um grupo de pelo menos cinco pessoas sobre responsabilidades, direitos e deveres do Comandante de embarcação.

A Marinha também vai ministrar palestras sobre segurança da navegação e salvaguarda da vida humana em escolas e/ou comunidades em data a definir. Também irão realizar fiscalização (inspeção naval) nos cursos d’água da região.

Carteira de Habilitação de Arrais-Amador torna o candidato apto para conduzir embarcações como lanchas e barcos de pequeno porte, nos limites da navegação interior, realizada em águas abrigadas, lagos, lagoas, baías, rios e canais, onde normalmente não são verificadas ondas com alturas significativas; ou parcialmente abrigadas, onde, eventualmente, possam ocorrer ondas com alturas significativas e combinações adversas de agentes ambientais, vento, correnteza ou maré, que apresentem dificuldades ao tráfego das embarcações.

Já a Carteira de Habilitação de Motonauta é destinada aos condutores de motos aquáticas (Jet Ski), também nos limites da navegação interior.

Com informações do Governo do Estado.