Cotidiano

Maternidade de Roraima integra programa de parto humanizado

O Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré (HMI) foi uma das primeiras maternidades da Região Norte a aderir ao “Apice On”, novo programa do Ministério da Saúde para redução da mortalidade materna, neonatal e infantil. A estratégia consiste em promover a capacitação de novos profissionais com enfoque no cuidado humanizado.

O programa está em fase de planejamento e, a partir deste mês, serão realizadas reuniões em cinco macrorregiões do Brasil com os profissionais que executarão os programas em cada Estado. O recurso para o financiamento do programa será disponibilizado pelo Mistério da Saúde, mas ainda não é possível definir de qual forma o montante será distribuído entre as maternidades do Brasil.

Conforme apoiadora técnica do HMI, Márcia Monteiro, o programa favorecerá uma redução na mortalidade materna e neonatal, além de atingir quem está se especializando, pois os profissionais passarão a receber orientações voltadas às práticas de humanização no nascimento. “Buscaremos levar a prática desse segmento aos estudantes para melhorar o atendimento das gestantes e seus bebês na maternidade”, disse.

O HMI foi escolhido por ser a única maternidade do Estado e por ser uma das primeiras do ranking nacional na quantidade de partos realizados. As Boas Práticas no Nascimento são políticas adotadas pelo Ministério da Saúde, pela Organização Mundial de Saúde para disseminar um tratamento mais sensível dos profissionais da saúde para as gestantes e bebês.

Segundo o enfermeiro obstetra da maternidade, Vilson Pereira, um exemplo deste tipo de prática é não cortar o cordão umbilical logo após o parto e colocar o bebê diretamente no colo da mãe depois de retirado da barriga. “Esse simples ato faz muita diferença na vida dos pacientes, pois, conforta o recém-nascido pelo calor materno e diminui o trauma do nascimento. Além disso, melhora a produção de hormônio que a mulher libera após o parto, o que alivia a dor e diminui os sangramentos”, afirmou.

LEI – A Lei do parto humanizado, criada em 2004, permite que toda gestante tenha um acompanhante e que as mulheres escolham a posição que deseja para ter o filho, com acompanhamento de fisioterapeutas e também de assistentes sociais. Ao longo dos anos, outros programas foram aderidos pelo HMINSN para garantir o parto humanizado, como o Rede Cegonha, Hospital Amigo da criança e Hospital Amigo da Mulher, pelos quais são capacitados os funcionários da saúde no atendimento mais sensível à gestante e aos recém-nascidos. (E.S)

Publicidade