Cotidiano

Médicos irão ganhar cartilha que orienta sobre vacinação em crianças

Por Naira Wladimila

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) anunciou ontem a produção de uma cartilha de orientação sobre a vacina contra febre amarela, destinada aos médicos de todo o país. O material é para que os médicos possam auxiliar a população a respeito das corretas faixas etárias infantis para a imunização contra o vírus, devido a casos de confusão nos postos de saúde por parte dos pais. Ainda não há previsão de quando a cartilha estará nas mãos dos médicos.

Se nos estados com surto da doença tem havido desinformação, em Boa Vista a Secretaria Municipal de Saúde afirma não ter problemas com pais trazendo os filhos com a faixa etária inadequada para a vacinação. “As pessoas estão bem informadas e o vacinador dá toda orientação nesse sentido”, frisou.

A Vigilância em Saúde de Rorainópolis, sul do Estado, onde no mês passado foi confirmada a primeira morte de macaco pela doença, informou que todas as informações sobre quem pode ou não se vacinar contra a febre amarela estão sendo passadas pela equipe através de palestras nos postos de saúde e nas escolas, comunicações em programas de rádio, e de fôlderes. “As vacinadoras, antes de iniciar a rotina de imunização, fazem uma explicação para quem tem alguma dúvida. Iniciamos em Janeiro de 2017 com uma cobertura vacinal de 73.30% de febre amarela. Já em março a nossa cobertura atingiu 97.74% da população”, disse.

Como Roraima é considerado uma região endêmica, a vacina sempre esteve disponível ao longo dos anos, bastando que os usuários apresentassem documento com foto, o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e o cartão de vacinação. A dose integra o Calendário Nacional de Vacinação e é mais recomendada para quem vai viajar ou mora em área rural, silvestre ou de mata.

FAIXA ETÁRIA – Bebês a partir dos 9 meses de idade devem tomar a dose e, depois, um reforço aos 4 anos. Os adultos que nunca se vacinaram devem tomá-la em duas doses com 10 anos de intervalo para cada dose. Viajantes para regiões de mata ou rural nas áreas endêmicas devem se imunizar com 10 dias de antecedência.

“Devido ao número expressivo de casos em outros estados, o Ministério da Saúde abriu o início do período de vacinação contra febre amarela para pessoas acima de seis meses de vida, se elas morarem ou forem viajar para áreas rurais, de mata ou silvestre. Vale ressaltar que duas doses da vacina é o suficiente para proteção por toda a vida”, frisou a Prefeitura de Boa Vista. (NW)