CÂMARA MUNICIPAL
Medida impede multa aos condutores que passarem o sinal vermelho depois das 22h
Gostei (1) Não gostei (1)
"São frequentes os assaltos a veículos que param no sinal fechado durante a noite", diz vereador
Por Folha Web
Em 20/02/2018 às 20:00
Vereador Ítalo Otávio (PR) - Foto: Divulgação

A partir de agora, os condutores que atravessarem os semáforos de Boa Vista no sinal vermelho, das 22h às 5h, não serão multados. É o que garantiu o vereador Ítalo Otávio (PR), durante a sessão desta terça-feira, 20, ao anunciar que a Prefeitura de Boa Vista atendeu sua sugestão.

A medida visa garantir “maior segurança” para a população, uma vez que, durante a madrugada, são frequentes os assaltos a veículos que param no sinal fechado.

Desde dezembro, a cidade registrou dois assaltos com ataques com produto químico a condutores parados no sinal vermelho, durante a madrugada. Um cantor e um militar do Exército foram as vítimas dos crimes.

Por meio da indicação 150/2018, protocolada no último dia 5, o parlamentar solicitou que a Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito (SMST) estudasse a viabilidade de os semáforos da capital funcionarem apenas das 5h01 às 22h59, de segunda a domingo, inclusive feriados.

No documento, Otávio ainda sugeriu que o condutor não fosse multado nos semáforos onde há radar de avanço de sinal, e que, para isso, o equipamento ficasse em alerta, ou seja, com a luz amarela. Mas a SMST, segundo o vereador, manterá os semáforos funcionando e não multará carros e motos que atravessarem o sinal fechado, na madrugada.

“Toda a população vem cobrando que os semáforos não multem carros e motos que passarem em determinado horário no sinal vermelho. É uma luta que venho tendo desde o ano passado. Nesta semana, eu estive conversando, munido de documentos, com o secretário municipal de Trânsito, Raimundo Barros, e nesta conversa, ouvimos que a partir das 22 horas, os carros que ultrapassarem o sinal vermelho, não serão multados”, declarou.

“Isso vai levar mais tranquilidade, mais conforto e mais segurança para a população, tendo em vista que a criminalidade tem aumentado”, complementou.

Mesmo com a medida, o vereador ressaltou que a orientação é que os condutores parem no sinal vermelho a partir das 22 horas e, atravessem somente quando não houver carros cortando os cruzamentos. “O sinal não vai ficar em alerta, vai ficar fechado. Então, a pessoa terá que parar. Se não tiver vindo carro, ela poderá passar”, disse.

Ítalo Otávio ressaltou ainda que, caso o condutor seja multado depois do anúncio da medida, ele deve questionar o caso na Superintendência Municipal de Trânsito (SMTRAN).

A Câmara já tem atuado para atender a demanda da população neste sentido. Um Projeto de Lei do vereador Pastor Jorge (PSC) foi protocolado este ano na Casa, e visa regulamentar o horário para que os semáforos da capital fiquem em sinal de alerta. O período sugerido é da meia-noite às 5 horas.

#câmaramunicipal

Robinho disse: Em 21/02/2018 às 00:47:17

"Existem outras medidas, como por exemplo, i condutor ao avistar o sinal vermelho reduzir a velocidade porém sem parar até o sinal abrir? A pergunta é: se for em um cruzamento, onde o sinal tá aberto para um e fechado para o outro, quem vai ter q parar? O CTB é uma lei federal não pode uma lei municipal alterar assim e tanto investimento no município para redução de acidente e agora vem mais essa."

Castro disse: Em 20/02/2018 às 21:38:05

"Libera as armas de fogo para população de bem que acaba essa farra de assalto"