Entretenimento

Memorial de Natal com Charlie Chaplin como personagem

Serão apresentados no espetáculo números diversificados, entre eles fantoches, pantomima, dança, teatro, coral, coral infantil

Dos dias 15 a 18 deste mês (quinta a domingo), a Igreja Batista Memorial, localizada na rua Maria dos Santos Rodrigues, 1407, no bairro Tancredo Neves, zona Oeste da Capital, realiza a 5a edição do projeto Memorial de Natal.

Neste ano o tema abordado será “Charlie Chaplin e o verdadeiro sentido do Natal”. O evento é aberto ao público e tem classificação livre para todas as faixas etárias.

Aproximadamente 200 pessoas estão envolvidas no espetáculo.

O pastor da igreja, Kleber Linkou Rodrigues, relatou que Charlie Chaplin é um personagem histórico e por isso foi escolhido como tema.

“Um dos personagens de Charlie Chaplin mais conhecidos foi justamente Carlitos, que através de suas atitudes, haja vista que é um cinema mudo, evidenciava a fragilidade da humanidade, as necessidades que nós, seres humanos, temos e que na época ele apresentava com maestria. Muito similar com o que o senhor Jesus veio aqui na terra atender: essas fragilidades, ansiedades e necessidades. Aí entra o cunho teológico do projeto para nos reportar às origens do verdadeiro sentido do natal”, explicou.]

Este é o quinto ano em que o Memorial de Natal é realizado e as temáticas foram sendo alternadas ao longo dos anos. “Esse é o nosso evento de maior envergadura durante todo o ano.

Inclusive, no ano passado, tivemos quase cinco mil pessoas assistindo e nós agradecemos, porque a expectativa que tínhamos não era para uma demanda desse tamanho”, acrescentou o pastor.

No total, são quase 200 pessoas envolvidas, incluindo atores, dançarinos, equipe de palco e cenário, montagem, arte, decoração, maquiagem, sonoplastia e apoio.

“Todo mundo é voluntário e isso tem ocorrido de forma tão espontânea que o retorno tem sido bem acima do que almejávamos”, revelou Kleber Linkou.

A expectativa para este ano, segundo a organização, é a de ter um número superior de expectadores, por isso os dias de programação foram estendidos para os dias de quinta e sexta-feira.

“Nós queremos agradecer a toda imprensa que tem divulgado, se empenhado, porque nossa cidade carece, nosso estado carece de oportunidade para a sociedade visualizar situações como essa, de aprender. Hoje, num mundo tão adverso, numa crise tão grande de amor, de afetividade, de família, nós termos algo que vai nos reportar aos ensinamentos bíblicos é uma grande conquista”, destacou Rodrigues.

O objetivo do evento é trazer à tona o que o mundo tem esquecido no decorrer dos anos, a mensagem de amor, de gratidão ao criador, de paz, de alegria como proposta genuína que Jesus deixou para a humanidade.

Serão apresentados no espetáculo números diversificados, entre eles fantoches, pantomima, dança, teatro, coral, coral infantil, luz negra e as formas mais modernas de transmitir a mensagem da palavra de Deus.

Os coordenadores do evento, Jhully Moura e João Demétrio, enfatizaram que o projeto nasceu de um modelo menor.

“A gente tinha um pequeno protótipo de 12 minutos que agente transformou em 60 minutos. É dom, a gente olha e diz, eu quero bandeira, olhar e saber onde vai entrar uma luz negra, então essas coisas vão aparecendo na nossa mente enquanto a gente começa a escrever o roteiro, os atos, aí vão se encaixando nos ensaios”, pontuaram.

Todas as vozes para dublagem foram feitas em um estúdio da Capital pelos próprios atores e cantores.

“Tudo foi pensado a partir do protótipo e criamos o texto, mas tudo foi criado para as pessoas com todo o carinho, esforço, sacrifício e sobretudo com muito amor para os nossos convidados. Agora que Boa Vista está abrindo os olhos para a arte e nós buscamos mesclar todos os tipos de arte porque tem gente que gosta de balé, de circo, então envolvemos tudo. É um programa para a família. Desde o mais novo ao mais idoso. Todos vãoentender”, frizaram os coordenadores.

Desde agosto deste ano o projeto foi iniciado. Os ensaios individuais começaram em outubro e no final de novembro foram iniciados os ensaios gerais.

“Fomos aos abrigos como a Casa do Vovô para fazer convite, fomos em escolas para que toda a comunidade possa prestigiar. Quem vier vai ser muito bem-vindo. Esperamos que seja um sucesso, em nome de Jesus!”, disse Jhully Moura.

Conforme a instituição religiosa, a recepção será criativa, com restaurante, brinquedos, cenários de fotos com os personagens para que a população se sinta à vontade em todo o espaço.

ESTACIONAMENTO – A organização ainda ressaltou que alguns parceiros contribuem anualmente com o projeto, incluindo a Prefeitura de Boa Vista, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran), Polícia Militar, que faz o isolamento da rua, que acaba servindo como estacionamento privativo e gratuito. Além disso há uma equipe que fica responsável pelos veículos para que não haja qualquer eventualidade.

Sempre com entrada franca, hoje (quinta-feira) e amanhã, a programação será iniciada às 20h. Já no sábado e no domingo serão duas sessões: uma a partir das 18h e outra, às 20h.