Cotidiano

Menino de nove anos surpreende ao pedir pêndulo de Newton e ampulheta

Guilherme Williams, de 9 anos, é fascinado por tecnologia e sonha ser engenheiro civil

O que uma criança de nove anos pediria como presente de Natal? Na maioria das vezes, a resposta é quase automática. Brinquedos, livros, e roupas costumam estar entre os preferidos do público infantil. Os itens, no entanto, podem não agradar a todos. Guilherme Williams Alves de Lima, de nove anos, é fascinado por tecnologia e sonha ser engenheiro civil. Em sua carta ao Papai Noel, dois pedidos atípicos: um pêndulo de Newton e uma ampulheta.

Cursando o 3º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Martinha Thury Vieira, localizada no bairro Cauamé, zona oeste da capital, Guilherme apontou que a paixão por tecnologia é aproveitada na escola com a disciplina que mais gosta: Ciências. Conforme a carta que escreveu, obteve nota 10 na disciplina no terceiro bimestre deste ano. “Mereço ganhar porque tirei 100”, explicou no pedido.

Segundo a mãe, Fátima Grascilia Williams, o filho nunca fez pedidos comuns no Natal e nas demais datas comemorativas. Carros e bolas são facilmente trocados por globos terrestres, balanças e qualquer material que o permita construir algo usando a imaginação. Além de Guilherme, Fátima e o marido têm uma filha mais nova. A família mora em uma casa também localizada no bairro Cauamé.

Além do incentivo que recebe dos pais, Guilherme frequenta há quase um ano, todas as segundas-feiras, as aulas de Robótica do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI). No curso, ele desenvolve a função de designer. “A minha função é decidir onde os motores e peças devem ficar nas montagens”, contou.

Há cerca de um ano e meio, às quartas-feiras, o menino acompanha as atividades desenvolvidas no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do bairro Cauamé. Foi no Cras que Guilherme escreveu a cartinha enviada à Campanha Papai Noel dos Correios. Em relação ao que escreveu, ele frisou que não tem dúvidas dos presentes.

Outro desejo de Guilherme é viajar pelo mundo quando for mais velho. Com o globo terrestre que ganhou, o pequeno sonhador compartilhou que ainda não tem um primeiro destino, mas espera conhecer todos os lugares que já pensou. De acordo com Fátima, um dos principais lugares que o filho quer conhecer é o Japão, em razão da tecnologia que o país desenvolve. “É isso o que eu quero, com certeza”, comentou Guilherme. (A.G.G)