Cotidiano

Menstruação precoce pode ser problema

As consequências podem ser transtornos psicológicos; baixa estatura; hipertensão; doenças cardiovasculares e certos tipos de câncer

A menstruação é um ciclo na vida de toda mulher e ocorre a partir dos 12 anos de idade. Todavia, com mais frequência essa fase é registrada em idade inferior ao normal. Segundo o médico endocrinologista César Penna, a menstruação precoce pode trazer consequências preocupantes.

“Transtornos psicológicos e de comportamento; baixa estatura quando adulto; maior risco de obesidade; hipertensão; diabetes tipo 2; doenças cardiovasculares; acidente vascular cerebral e certos tipos de câncer – atribuído à exposição precoce ao hormônio estrógeno”, disse ao falar dos males que podem decorrer da precocidade menstrual.

A primeira menstruação, chamada de menarca, ocorre, em média, dois anos depois do aparecimento das mamas. Considera-se como precoce a puberdade antes dos 8 anos e atrasada aquela que inicia após os 13 anos.

“Essa fase precoce é causada pelo aumento antecipado dos hormônios sexuais no sangue, seja porque a criança se expôs a algum hormônio (medicamentos); ou suas glândulas (pituitária, ovários), por algum motivo, passaram a produzir precocemente, esses hormônios sexuais”, afirmou o médico.

Conforme Penna, o início da puberdade seguido da menstruação é influenciado por fatores genéticos, psicológicos e ambientais. Por isso, tende a surgir mais cedo em meninas cujas mães menstruaram cedo, naquelas com relato precoce na família paterna, nas que tiveram baixo peso ao nascer ou obesidade na infância.

Quando nenhuma causa é identificada, diz-se que a puberdade precoce é idiopática. “É como se tivéssemos um relógio dormente na hipófise, uma glândula situada na base do cérebro, com tempo certo para despertar”, comentou.

Conforme o médico, não se sabe exatamente porque, esse relógio resolve despertar “fora de hora”. A partir desse instante, a hipófise libera no sangue os hormônios LH e FSH. Esses hormônios estimulam as gônadas (ovários nas meninas e testículos nos meninos), levando a produção de estrógeno nas meninas.

Há mais de cem anos as meninas tinham a sua primeira menstruação, conhecida como menarca, em média, aos 17 anos. De acordo com o médico, hoje a faixa etária para esse acontecimento é aos 12 anos.

“Uma das hipóteses para a antecipação da puberdade diz respeito ao contato com os chamados desreguladores endócrinos, substâncias com capacidade de alterar o funcionamento do sistema endócrino-hormonal presentes nos agrotóxicos e plásticos. Um dos desreguladores suspeitos é o Bisfenol A, presente em diversos plásticos e embalagens”, explicou.

RECOMENDAÇÕES – A primeira menstruação pode pegar muitos pais de surpresa. “Os pais devem ficar atentos a sinais de características sexuais que surgirem associando a idade da criança para saber se esse processo está normal”, reforçou.