Política

Michel Temer já está em reunião com classe política de Roraima. Confira fotos

A área externa do Palácio Senador Hélio Campos já está isolada e o acesso está restrito a convidados e pessoas previamente credenciadas

O presidente da República, Michel Temer chegou a Boa Vista na manhã desta segunda-feira, 12. De acordo com a agenda dele, o avião presidencial decolou por volta das 8h30 (horário de Brasília), de Santa Cruz, no Rio de Janeiro, e pousou na Base Aérea de Boa Vista, por volta das 10h30. Em seguida, o presidente com a comitiva de ministros se dirigiu para o Palácio Senador Hélio Campos, onde se reúne com a governadora Suely Campos.

A crise migratória será um dos principais assuntos da reunião, que ocorre cinco dias após a visita dos ministros da Justiça, Torquato Jardim; da Defesa, Raul Jungmann; e do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, Sérgio Westphalen, que vieram a Roraima tratar do mesmo assunto.

Os três fazem parte da comitiva que acompanha o presidente da República, que também vai contar além de Moreira Franco, do Ministério da Defesa Social, o general Fernando Azevedo e Silva, Chefe do Estado-Maior do Exército, o secretário Nacional de Justiça, Rogério Galloro, o diretor-geral da Abin (Agência Brasileira de Informação), Janér Alvarenga, o almirante Alexandre Mota, da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública).

Foram convidados ainda os oito deputados federais e os três senadores que representam Roraima no Congresso Nacional, além do prefeito de Pacaraima, Juliano Torquato, e da prefeita de Boa Vista, Teresa Surita.

O presidente da ALE-RR (Assembleia Legislativa de Roraima), deputado estadual Jalser Renier, e os deputados Gerson Chagas e Brito Bezerra devem participar representando a ALE-RR. A desembargadora Elaine Bianchi, presidente do TJRR (Tribunal de Justiça de Roraima), também participa da reunião, além de 12 secretários estaduais de Roraima.

Além da crise migratória que Roraima enfrenta, com a entrada de milhares de venezuelanos pela fronteira na cidade de Pacaraima, também deverá ser pauta da reunião o Linhão de Tucuruí e a regularização fundiária.

O acesso à sede do governo nesta segunda-feira de Carnaval está restrito aos convidados da Presidência da República.

PROPOSTAS – Quando recebeu os ministros Torquato Jardim, Raul Jungmann e Sérgio Westphalen, na semana passada, Suely Campos entregou um documento com 11 medidas que visam minimizar o imapcto causado pelo alto número de imigrantes venezuelanos que chegaram a Roraima nos últimos meses.

Entre as propostas estão o aumento de efetivo da PF (Polícia Federal) e da PRF (Polícia Rodoviária Federal) além da atuação do Exército Brasileiro no policiamento ostensivo em Pacaraima, cidade que faz fronteira com a Venezuela.

Além disso, foram propostas ações mais rigorosas de controle de entrada de pessoas pela fronteira, e a doação de veículos e equipamentos para aprimorar o trabalho das forças de segurança de Roraima.

Esta é a terceira vez que um presidente da República é recebido no estado de Roraima, pela governadora Suely Campos. As duas primeiras vezes, Suely recebeu a então presidente Dilma Rousseff para a entrega de casas do Programa Minha casa, Minha Vida.