Cotidiano

Micro e pequenos empresários sofrem 80 assaltos por mês

Femicro solicitou audiência pública da Assembleia Legislativa para pedir melhorias na segurança pública

O aumento na estatística de assaltos aos micro e pequenos empresários filiados à Federação das Associações de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte e Empreendedores Individuais do Estado de Roraima (Femicro), contabilizando mais de 80 ocorrências no mês, motivou a entidade a pedir a realização de uma audiência pública pela Comissão de Indústria, Empreendedorismo, Comércio, Turismo e Serviços da Assembleia Legislativa.

O presidente da Femicro, Félix Ferreira, afirmou que tem recebido inúmeras solicitações e questionamentos de empresários preocupados com o aumento da criminalidade na capital. Por isso, está tentando mediar junto ao Legislativo Estadual a realização do encontro envolvendo todos os órgãos de Segurança Pública que atuam na capital.

“Já protocolamos o documento na Assembleia Legislativa, endereçado especificamente aos deputados que integram a Comissão de Indústria, relatando todos os pontos com dados do número de assaltos, destacando a sensação de insegurança e temor que atualmente ronda os microempresários sediados na capital e em alguns municípios em razão da clara ausência de segurança”, frisou.

“Queremos saber principalmente qual o planejamento de segurança que está sendo feito para este combate à criminalidade, que ações estão em curso para garantir não somente a nossa segurança, mas principalmente da população. É inadmissível que, em um mês, mais de 80 assaltos sejam contabilizados somente aos micro e pequenos empresários”, acrescentou.

Félix Ferreira disse ainda que, como os grandes empresários instalaram aparato de segurança para dificultar os crimes, os assaltantes vão atrás dos pequenos comércios. “Além disso tudo, todo dia 20 temos que recolher aos cofres públicos o dinheiro que arrecadamos para pagar os tributos. Neste mês, tive que acompanhar a situação de um microempresário que foi assaltado no dia 19. Levaram todo o dinheiro que ele tinha em seu pequeno comércio no bairro Senador Hélio Campos”, contou.

O presidente da Femicro afirmou que muitos empresários não registram mais a ocorrência. “Já teve casos em que o empresário teve que aguardar um dia, com sua empresa fechada, para a realização do trabalho da perícia e, na maioria dos casos, o produto do roubo não é recuperado. Noventa e cinco por cento dos empresários relataram à Femicro que não têm o retorno da mercadoria que foi roubada e por isso preferem até manter a empresa funcionando, do que esperar pela perícia”, disse.

Ferreira reforçou que já encaminhou vários ofícios à Secretaria Estadual de Segurança Pública e à Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Trânsito, mas nunca obteve nenhum retorno. “Gostaria muito de contribuir com a experiência que tenho na área de segurança e desta forma ajudar na construção de um modelo de segurança eficaz, já que não temos nenhum em prática. É lamentável a forma como tratam quem deseja contribuir de alguma forma para a melhoria das ações na área de segurança”, finalizou. (R.G)

Requerimento será aprovado na próxima terça, garante Brito

O presidente da Comissão, deputado Brito Bezerra (PP), disse que o pedido foi acatado de imediato pelos parlamentares que integram a comissão e que na próxima sessão ordinária, na terça-feira, 27, será aprovado o pedido. Em seguida, serão convocadas autoridades e entidades do setor empresarial e da cúpula da Segurança Pública.

“Todas as pessoas e entidades públicas serão convidadas. Nossa expectativa é atender a solicitação da federação e de alguma forma contribuir para que seja possível entender como funciona toda esta cadeia de segurança pública voltada à classe empresarial, mas este segmento quer algo diferente e o Poder Legislativo está disponível para atender esta solicitação”, detalhou o parlamentar. (R.G)