Cotidiano

Militares são treinados para evitar abuso sexual contra refugiados venezuelanos

Orientações são das Nações Unidas

Mais de 170 cabos e soldados do Exército Brasileiro participaram nesta semana em Boa Vista, RR, de um curso da ONU sobre proteção contra exploração e abuso sexuais.

O objetivo do treinamento é combater crimes de abusos sexuais em situações de deslocamento forçado e fluxos migratórios mistos que reúnem refugiados e migrantes, como é o caso dos venezuelanos que chegam ao Brasil pelo Estado de Roraima.

A cientista política Ana Cláudia Pereira, oficial de projeto em gênero, raça e etnia, do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), afirmou que os cursos de formação também são concedidos aos funcionários da ONU para aplicar ‘normas e padrões’ de eliminação do abuso e da exploração sexual.

“Em um contexto como esse, que a gente tem um conjunto de pessoas em grande situação de vulnerabilidade com uma concentração de pessoas que levam ajuda humanitária, um serviço no contexto de emergência, ela se faz mais necessária”, observou.

Ana Cláudia destacou sobre a proibição da troca de bens ou dinheiro por favores sexuais, compreendendo que isso implica em uma situação muito desigual entre as pessoas que estão dependendo da ajuda e dos que estão prestando ajuda.

Com informações da sputniknews