Cotidiano

Mini Zoológico do Exército é opção de lazer em Boa Vista

Local está aberto para visitação gratuita de terça a domingo das 8h às 16 horas, no quartel do 7º BIS

Uma das opções de lazer em Boa Vista é o Mantenedouro de Fauna Silvestre, também conhecido como Mini Zoológico do 7° Batalhão de Infantaria de Selva (7° BIS). Lá é possível visitar mais de 11 espécies de animais silvestres.

Os animais que vivem no zoológico são aqueles que não conseguiram se readaptar a natureza e precisam de cuidados especiais. Muitas vezes são animais capturados, que viviam presos em situação de maus-tratos ou que já estavam muito acostumados com o contato com humanos, como é o caso de um macaco da noite, que foi capturado em uma ação do Exército nos garimpos ilegais. O animal já estava muito acostumado a receber cuidados e não conseguiria adaptar-se à natureza novamente.

Seis profissionais cuidam dos animais no zoológico. Um deles é a terceiro sargento Rebeca Mafra, que é zootecnista e responsável pela nutrição dos animais. Ela explicou que o principal trabalho do Exército é a educação ambiental, contando a história da fauna local e como esses animais chegaram até lá.

“Os nossos animais servem para a educação animal, principalmente para as crianças. Nós explicamos que elas não podem chegar muito perto das cobras, por exemplo, que as nossas não são venenosas, mas que existem cobras que são. Também aproveitamos os animais para instruir os nossos soldados para quando eles tiverem em missões no meio do mato para não correrem nenhum risco”, comentou.

Rebeca disse ainda que os animais que estão no zoológico não conseguiriam viver muito tempo na mata. “Isso faz parte do nosso trabalho de educação ambiental, mostrar para as pessoas que estes animais estão aqui não porque nós fomos lá à natureza e os capturamos, mas sim porque eles precisam de cuidados especiais”, frisou.

O mini zoológico está aberto a visitação de terça a domingo das 8h às 16 horas no quartel o 7º BIS, na avenida General Sampaio, no Treze de Setembro. É preciso apresentar documentação. A visita de grupos pode ser agendada com antecedência encaminhando um ofício ao 7º BIS.

Animais capturados são encaminhados ao Ibama

Os animais que são capturados são encaminhados primeiramente ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O Cetas é uma unidade que existe no Brasil, fundada há dez anos.

O objetivo principal do Cetas é o primeiro contato com animais silvestres oriundos de apreensões, tráfico e entregas voluntárias para que eles sejam recuperados e devolvidos à natureza. O local, que funciona 24 horas por dia, possui quatro profissionais, como James Rodrigues, médico veterinário do Centro. 

James lembrou que manter animais em cativeiro é crime ambiental, passivo de multa. “Aqui nós orientamos que, quando as pessoas tiverem esses animais, elas venham deixá-los aqui no Cetas, que está sempre aberto, para estes animais serem cuidados e entregues à natureza. Quem tiver e trouxer diretamente aqui não fica com nenhum problema nem risco de multa, mas quando são capturados por fiscalização são multas que variam de acordo com o caso”, frisou.

O Cetas é parceiro do Corpo de Bombeiros e da Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipa), da Polícia Militar, que fazem as apreensões e encaminham os animais para o Centro. O contato pode ser feito pelo 3625-0812 ou 4009-9400. O Cetas fica localizado na Rua Adrômeda, esquina com a Avenida do Sol, no bairro Cidade Satélite. (G.L)