Cotidiano

Ministério Público abre procedimento para apurar fechamento de avenida

Enquanto moradores da área se sentem prejudicados com o bloqueio da via, outras pessoas defendem a interdição em dias de eventos

O Ministério Público de Roraima (MPRR) abriu procedimento preparatório para apurar o fechamento da Avenida Ene Garcez, no Centro, em datas comemorativas. A via deverá ser fechada pela Prefeitura Municipal de Boa Vista no Carnaval, no fim de fevereiro, assim como ocorre no arraial junino e Natal realizados pelo município.

O procedimento foi aberto pela Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor e Cidadania, depois que um morador formalizou denúncia relatando que, durante a realização de eventos especiais ou datas comemorativas, a Prefeitura de Boa Vista bloqueia a avenida, dificultando o acesso e o trânsito. Diante disso, o MPRR informou que se reuniu com o secretário de Segurança Urbana e Trânsito, Raimundo Barros, para debater sobre o assunto.

Na ocasião, o órgão acertou que o isolamento de vias de tráfego em razão de eventos só deve ser feito pela Prefeita depois de ampla divulgação com prazo razoável de antecedência, bem como esclarecimento acerca das vias alternativas destinadas a atender os munícipes.

POPULAÇÃO – O fechamento da Ene Garcez e de outras vias para realização de eventos causa opiniões distintas entre a população. Para o funcionário público Renato de Castro, o transtorno é grande. “Esse fechamento cria vários transtornos, como o aumento de congestionamento na Major Williams, principalmente no horário de grande circulação de veículos”, disse.

Já o agente socioeducativo Elson Boaventura considera normal o bloqueio. “Todo Estado tem as suas ruas e avenidas preferidas. E isso já é tradição em todo o mundo. Temos que enxergar também a geração de renda desde os ambulantes aos cuidadores de carros. O carnaval, por exemplo, não caberia no Parque Anauá, porque o povo quer andar e correr”, argumentou.

PREFEITURA – A reportagem da Folha entrou em contato com a Prefeitura de Boa Vista, para saber se cumprirá o acordo feito com o MP sobre o fechamento da avenida. Em nota, a Procuradoria Geral do Município informou apenas que ainda não recebeu nenhuma notificação sobre o caso. (L.G.C)