Cotidiano

Ministério Público instaura inquérito para garantir realização de concurso público

Conforme publicação no Diário da Justiça Eletrônico desta quinta-feira, 24, o Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR), por meio da Promotoria de Justiça de Execução Penal, de Controle Externo da Atividade Policial e de Crimes Militares da Comarca de Boa Vista, determinou a instauração de um inquérito civil público para garantir a realização do concurso público da Polícia Civil do Estado de Roraima (PCRR), previsto para ser realizado em 2018.

A equipe de reportagem entrou em contato com o MPRR a fim de saber o motivo da medida, mas foi informada que o Inquérito Civil Público número 003/2017, referente ao concurso, ainda se encontra em fase de investigação. “Desse modo, somente após da conclusão das investigações é que o MPRR poderá se manifestar sobre o assunto”, informou o órgão.

O concurso foi anunciado pela governadora Suely Campos (PP) no mês de julho deste ano, durante a inauguração da nova sede da 3º Delegacia de Distrito Policial, conforme divulgado pela Folha. À época, o então secretário de Segurança Pública Estadual (Sesp), delegado Francisco Araújo, informou que a expectativa era que aproximadamente 400 vagas fossem ofertadas para todas as categorias. Na ocasião, a governadora afirmou que o edital deveria ser lançado ainda este ano.

Um mês após o anúncio do concurso, o governo do Estado informou que o concurso público vai prever a contratação de 330 policiais em todos os cargos da carreira policial e que as vagas serão distribuídas por região. A Polícia Civil está aguardando a emissão da Nota Técnica da Secretaria de Planejamento (Seplan) para contratar a instituição que será responsável pela primeira etapa do concurso.

PMRR – Na mesma época do anúncio do concurso da Polícia Civil, o governo do Estado informou que o edital do concurso da Polícia Militar do Estado de Roraima (PMRR) também seria lançado até o final do ano. A Folha entrou em contato com o MPRR, para saber o motivo de o inquérito ser direcionado apenas ao concurso da Polícia Civil. O órgão informou que não há relação entre os concursos e que “nesse momento está sendo investigado apenas o certame da Polícia Civil”. (A.G.G)