Cotidiano

Ministério Público quer explicações sobre adolescentes encarcerados em Vans no CSE

Durante o fim de semana, cerca de 12 adolescentes internos do Centro Socioeducativo foram mantidos dentro de vans. 

Depois de realizar diligência no CSE (Centro Socioeducativo Homero Cruz), o MPRR (Ministério Público do Estado de Roraima) requisitou informações a respeito dos últimos ocorridos na unidade de ressocialização, onde cerca de 12 adolescentes passaram o fim de semana encarcerados em carros-cela do sistema prisional do Estado.


A Promotoria de Justiça de Infância e da Juventude, do MPRR, realizou diligência no local, com o decorrer da situação. A intenção foi acompanhar o caso para que fosse observada com a absoluta prioridade a efetivação dos direitos e garantias referentes à vida e a integridade física, a saúde e a dignidade dos adolescentes que cumprem medida socioeducativa no local.


Mesmo com a diligência, a Promotoria da Infância e Juventude, demandou ao Centro Socioeducativo, que disponibilize explicações oficiais a respeito dos fatos ocorridos que levaram a retirada dos adolescentes de dentro da estrutura da unidade e sobre o encarceramento deles por dois dias em vans. O objetivo é obter resposta a respeito da adoção de medidas para que tal situação não venha a se repetir.


No final de semana, as informações encaminhadas pela Sejuc (Secretaria de Justiça e Cidadania) justificavam que a retirada dos adolescentes para colocação em vans, por um período de dois dias, ocorreu em necessidade da realização de reparos na estrutura dos quartos, que sofreram danos expressivos durante as tentativas de confrontos entre os socioeducandos, que seriam ligados a facções rivais.