Cotidiano

Ministério anuncia distribuição de DIU nas maternidades do país

O Ministério da Saúde anunciou que todas as maternidades do país passarão a ofertar o Dispositivo Intrauterino (DIU) de cobre para as mulheres, um utensílio que dificulta a movimentação e função dos espermatozóides à trompa uterina, dificultando a fecundação do óvulo. O DIU também deixa o endométrio, tecido que reveste a parede interna do útero, mais fino, o que impede a fixação do óvulo caso ocorra fecundação.

O dispositivo deve ser inserido e removido por médico ou profissional de saúde qualificado e, quando usado corretamente, o DIU de cobre tem uma eficácia no método de prevenção de 99,4%, porém, vale ressaltar que o dispositivo não previne contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).

Sobre a oferta, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) esclareceu que o planejamento familiar é de responsabilidade dos municípios no que diz respeito a métodos contraceptivos orais e injetáveis, mas ressaltou que o DIU já é oferecido na rede básica de saúde e no Centro de Referência de Saúde da Mulher.

O governo frisou ainda que a Sesau está finalizando o protocolo para implantação do planejamento familiar no Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth e, quando implantado, passará a ofertar o DIU de cobre para os pós-partos e pós-abortos. Já a Prefeitura de Boa Vista acrescentou que disponibiliza o DIU no Centro de Tratamento e Prevenção de Câncer de Colo e Mama. (P.C.)