Cotidiano

Ministério da Indústria faz visita técnica em Pacaraima

O objetivo é analisar a situação do município e identificar juntamente com especialistas as possibilidades de desenvolvimento de tecnologias

O Comitê de apoio a pesquisa e desenvolvimento da Amazônia (CAPDA) do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, realiza nesta sexta-feira, 10, visita técnica ao município de Pacaraima, localizado na fronteira com a Venezuela e que está em fase de avaliação para se tornar piloto do projeto Cidades Inteligentes do Governo Federal.

Conforme o coordenador do CAPDA, Marcos Vinícius de Souza, a visita ao município de Pacaraima tem como objetivo analisar a situação do município e identificar juntamente com especialistas as possibilidades de desenvolvimento de tecnologias para serem aplicadas na melhoria dos serviços públicos.

“Vamos analisar a situação da cidade, situação de alguns setores como Educação, Saúde, Segurança e identificar potencias projetos que poderiam ser feitos na região. Os projetos são de pesquisa e desenvolvimento e envolvem alta tecnologia. Os projetos pilotos serão demonstrativos em determinadas cidades e nós vamos analisar se Pacaraima teria condições ou não de usar a tecnologia da informação para melhorar o serviço público”, afirmou.

O Comitê veio à Roraima a convite do deputado Jhonatan de Jesus, e se reúne com o prefeito Juliano Torquato para discutir as condições dos serviços públicos prestados a população. Após a visita, será elaborado diagnóstico para identificar qual o projeto pode ser implantado na cidade.

“Pacaraima é um município de fronteira e os serviços públicos atendem brasileiros que moram ou passam pela cidade e venezuelanos que residem em Santa Elena de Uairen. Modernizar a gestão da prefeitura com uso de tecnologia e facilitar o acesso aos serviços do estado será de suma importância para aquela localidade”, afirmou Jhonatan.