Cotidiano

Ministério da Saúde busca melhorias no atendimento prestado em abrigos

Técnicos da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP-MS) iniciaram uma programação específica para discutir ações de saúde destinadas aos imigrantes venezuelanos que estão morando nos abrigos em Boa Vista e em Pacaraima.

Estão previstos cinco encontros para elaboração do fluxo de assistência à saúde dos venezuelanos. Atualmente, Roraima possui três abrigos: um no ginásio do Pintolândia, o segundo no ginásio do Tancredo Neves e o terceiro em Pacaraima. Nesses locais, mais de mil venezuelanos recebem além dos atendimentos médicos, suporte para retirada de documentação e ajuda para arrumar um emprego.

“No primeiro dia discutimos apenas assuntos relacionados ao fluxo de atendimento de saúde a esse público. A ideia é trazer melhorias no atendimento que está sendo prestado. Toda assistência social e inclusão no mercado de trabalho”, explicou o coordenador da Defesa Civil em Roraima, coronel Doriedson Ribeiro.

Hoje, 21, a programação segue com reunião de trabalho para elaboração do fluxo de saúde para os abrigos de Boa Vista. O encontro está programado para ocorrer durante todo o dia, no Núcleo Estadual do Ministério da Saúde em Roraima. Devem participar representantes do Ministério da Saúde, da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), Distritos Sanitários Especiais Indígenas Leste e Yanomami, Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista e Agência da ONU para Refugiados (Acnur).

Amanhã e quinta-feira, as reuniões serão realizadas em Pacaraima, onde será feita uma contextualização da situação de saúde do abrigo, com pactuação da elaboração do fluxo e apontamentos de apoio à gestão.

O evento encerra em Boa Vista no dia 24, com a validação do fluxo dos atendimentos de saúde da Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista, além da apresentação dos resultados para o grupo de gestão dos abrigos e ONGs que atuam na área.