Cotidiano

Ministério da Saúde reconhece surto da doença em RR e no AM

Roraima possui 200 casos confirmados, além de 179 em investigação e 35 descartados, totalizando 414 notificações

O balanço epidemiológico divulgado recentemente pelo Ministério da Saúde aponta os Estados de Roraima e Amazonas com o surto de sarampo no país. Roraima possui 200 casos confirmados, além de 179 em investigação e 35 descartados. No Amazonas, foram confirmados 265 casos, 1.693 permanecem em investigação e 137 foram descartados.

O Ministério da Saúde informou ainda que estão sendo identificados casos isolados e relacionados à importação do vírus nos Estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Rondônia. Casos suspeitos da doença estão também sendo investigados em outros Estados e Municípios e aguardam confirmação, a exemplo do Rio de Janeiro ao notificar quatro casos suspeitos.

Afirmou que deslocou desde o mês de fevereiro equipes técnicas e treinadas nos estados de Roraima para acompanhar as ações e prestar orientação no enfrentamento da situação. “A pasta tem realizado treinamentos aos profissionais de saúde que visam ajudar na identificação de sinais e sintomas que definem um caso suspeito de sarampo, além de ações de vigilância epidemiológica”, alegou.

“Além disso, está ocorrendo o apoio do ministerial aos gestores dos dois estados na revisão de prontuários e fichas de atendimento, com o intuito de encontrar casos de sarampo que não tenham sido identificados oportunamente. Também foi realizada intensificação vacinal nos estrangeiros presentes no posto da Polícia Federal, em Roraima”, informa a nota técnica do Ministério da Saúde.

VACINAÇÃO – A meta de vacinação para 2018 está fixada em 95% em todos os estados e está previsto para ocorrer no dia 18 de agosto o dia D em todo o país. Dados preliminares apontam que a vacinação em todo o país em 2017 obteve um total de 84,9% na primeira dose e 71,5% na segunda dose. Roraima obteve uma cobertura vacinal de 87,30% no mesmo período.

Sesau consegue armazenar até 10 mil doses em Pacaraima

Como estratégia de enfrentamento à circulação do vírus, principalmente no município de Pacaraima, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informou que, em março deste ano, contando com o aporte de recursos da Opas (Organização Pan-Americana de Saúde), as ações de vacinação passaram a funcionar de forma tripartitie (União, Estado e Município), para imunizar os venezuelanos que entram no Brasil.

Com a demanda de pelo menos 300 venezuelanos sendo vacinados todos os dias, a partir do mês de maio o atendimento para a aplicação de vacinas está sendo realizado no posto do Exército Brasileiro.

A Sesau fornece as seringas, algodão, além das vacinas. No fim do mês de junho, a Sesau enviou uma câmara frigorífica para ampliar a capacidade de armazenamento, diminuindo a quantidade de viagens para buscar doses em Boa Vista. Com isso, será possível armazenar até 10 mil doses da vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba). Desde o início do funcionamento da sala de vacinação da fronteira, foram aplicadas mais de 4 mil doses da vacina contra o sarampo em venezuelanos que entraram em Roraima.

Em BV, quase 70 mil pessoas foram vacinadas contra o sarampo

A Prefeitura de Boa Vista informou que tem feito um trabalho contínuo de enfrentamento do sarampo na capital desde fevereiro, quando os primeiros casos da doença surgiram, após anos de erradicação. Desde o aparecimento dos primeiros casos, o município iniciou ações de bloqueio do sarampo em abrigos para estrangeiros, praças, hotéis e escolas.

Neste ano, a campanha de vacinação contra o sarampo foi adiantada, realizada do dia 10 de março a 21 de abril e 69.414 pessoas receberam a dose da vacina contra o sarampo. Esses dados são parciais e estão sendo inseridos no sistema.

Na campanha, foram vacinados 44.865 brasileiros, 10.865 venezuelanos, 744 de outras nacionalidades e 12.940 pessoas com nacionalidades não declaradas. No total geral, já foram administradas 72.854 mil doses da vacina tríplice viral em Boa Vista.

Após o fim da campanha, a Prefeitura iniciou a vacinação casa a casa. Durante a primeira etapa da ação de vacinação nas casas, as equipes avaliaram os cartões de vacina de 18.750 pessoas, dessas, 12.173 já estavam com o esquema vacinal completo e 6.772 receberam a dose da tríplice viral contra o sarampo, destes 1.776 foram estrangeiros. Hoje, a segunda etapa da vacinação casa a casa já está em andamento.

PREVENÇÃO – A vacina é o único meio de prevenção contra o sarampo. Por isso, a importância da imunização. O contágio é evitado com a interrupção da cadeia de transmissão do sarampo por meio da vacina (tríplice viral, tetra viral).

Todas as pessoas sem registro de vacinação contra o sarampo devem procurar uma unidade básica. Podem ser vacinadas as pessoas na faixa etária de seis meses a 29 anos de idade e, principalmente, crianças de seis meses a 14 anos de idade. Para vacinar, não é requerida nenhuma documentação, mas é ideal que as pessoas que possuem cartão de vacina o apresentem na unidade para análise do esquema vacinal. (R.G)

Acompanhe a atualização do número de casos notificados em Roraima:

Distribuição dos casos notificados de sarampo por nacionalidade e classificação: