Cotidiano

Ministério do Meio Ambiente declara emergência em RR até abril de 2018

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) publicou o calendário de emergência ambiental contra queimadas. O objetivo é preparar Estados e municípios para os diversos períodos de queimadas registrados em unidades de conservação. De acordo com a publicação, fica declarado estado de emergência ambiental em Roraima de setembro de 2017 a abril de 2018.

A medida prevê a necessidade da contratação temporária de até 2.520 brigadistas por parte do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em todo o país, por até seis meses para o atendimento de emergências ambientais relacionadas a incêndios florestais e queimadas durante este período crítico.

O Calendário do Ministério do Meio Ambiente define ainda ações a serem desenvolvidas também pelo Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio).

A decisão foi tomada após o Ministério do Meio Ambiente considerar várias questões ambientais, entre eles os compromissos internacionais do Brasil, no sentido de evitar emissões de gás carbônico para a atmosfera, oriundas de queimadas e incêndios florestais.

O órgão também considerou as metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Mudanças do Clima, onde estão planejadas as ações de prevenção e combate aos incêndios florestais para o ano de 2017, tendo em vista o início do período de seca em diversas regiões do país, o que aumenta o risco de ocorrência de queimadas e incêndios florestais, caracterizando situação de alto risco ambiental.

AÇÕES – À Folha, a Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh) informou que já vem promovendo, elaborando, gerando, coordenando e executando a política do meio ambiente e de recursos hídricos no Estado. “O Comitê Estadual de Combate e Prevenção de Incêndios Florestais, presidido pela Fundação, iniciou reuniões, a fim de definir ações para o período considerado crítico para queimadas”, disse.

Conforme o órgão, integram esse Comitê órgãos federais, entre eles, o Ibama, o ICMbio e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil estadual e dos municípios, Secretarias municipais do Meio Ambiente, Secretarias estaduais da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), do Índio (SEI) e da Saúde (Sesau), além de associações de agricultores.

“Na próxima reunião, agendada para o dia 24 de março, serão formados grupos interinstitucionais de trabalho, para elaboração de propostas de realização de ações prévias e também discussões de alternativas para redução do número de queimadas no Estado”, frisou. (L.G.C)