Política

Ministro da Justiça faz visita surpresa a Pacaraima

O ministro da Justiça, Torquato Jardim, fez uma visita surpresa ao Município de Pacaraima, na fronteira com a Venezuela, na tarde de ontem, 19. Segundo agenda oficial divulgada na página do Ministério da Justiça, o objetivo da visita foi verificar de perto a situação atual sobre a crise imigratória que vive o município fronteiriço.

A vistoria de Torquato coincidiu com uma manifestação realizada pelos moradores em razão do intenso fluxo de imigrantes venezuelanos na cidade. 

O ministro destacou a importância das ações governamentais em andamento. “Estamos combatendo as consequências causadas pela crise socioeconômica da Venezuela. Entretanto, venho reafirmar os compromissos internacionais do Brasil na área de direitos humanos e as medidas emergenciais de caráter humanitário para assistência e proteção dessa população, inclusive com a destinação de recursos para financiamento dessas ações”, disse.

Além da reunião com os moradores de Pacaraima que reivindicam maior atenção do Governo Federal sobre a questão imigratória no município, o ministro percorreu o Centro Pastoral para Migrantes (CEPAMI), visitou o abrigo Janokoida que acolhe indígenas da etnia Warao e visitou a construção do abrigo BV8, coordenado pelo Exército Brasileiro para a Operação Acolhida. No final da tarde, o ministro retornou à Brasília.

Publicidade