Política

Ministro defende Linhão de Tucuruí em área indígena

Projeto pode ser classificado como de interesse nacional, o que seria uma estratégia para facilitar o licenciamento

O ministro de Minas e Energia, Moreira Franco, defendeu, nesta segunda-feira, 21, por meio de nota, a liberação da linha de transmissão projetada para ligar as capitais de Manaus-AM e Boa Vista- RR.

Empreendimento foi licitado em 2011, mas, por falta de licenciamento relacionado à construção de rede em território dos índios waimiri-atroari, o projeto até hoje não saiu do papel.

Hoje, o ministério apresentou uma série de argumentos favoráveis à instalação da Linha Manaus-Boa Vista. O documento tratava da possibilidade de classificar o projeto como de interesse nacional, o que seria uma estratégia para facilitar o licenciamento.

“Os direitos dos povos indígenas devem e sempre serão respeitados pelo MME. Porém, também é dever do MME garantir o fornecimento de energia a todos os brasileiros – o que não vem ocorrendo com os moradores de Roraima”, destacou o Ministério de Minas e Energia, em nota no qual admite ter tratado com o Ministério da Defesa a possibilidade de a obra “ser vista” como relevante para política de Defesa Nacional.

#folhasp