Cultura

Miss Plus Size Turismo Nacional é novamente de Roraima

A nova Miss Plus Size Turismo Nacional é novamente roraimense. Jéssica Oliveira pegou a faixa de Jennifer Monara, também de Roraima, que venceu o Miss Plus Size no ano passado. É a primeira vez que Roraima tem uma dobradinha vencendo concursos de beleza para mulheres gordas. Ambas fazem parte do Movimento Plus Size no estado que visa quebrar tabus, desmistificar padrões e, sobretudo, promover a autoestima e o bem-estar de mulheres que vestem a partir do tamanho 44.

Segundo Jéssica, o diferencial foi o traje típico, que representa a fauna e a flora de Roraima, que chamou a atenção dos jurados para o título de turismo.

“Representar isso num concurso de Miss Plus Size é quebrar um paradigma, vai contra essa imposição de ser magra, e valorizar a mulher, a pessoa não é só gorda, ela é uma mulher, ela pode ser linda, pode ser o que ela quiser, e isso vem fazendo com que muitas delas se inspirem”, explica Jéssica.

A modelo é roraimense, mãe do pequeno Enzo de 3 anos e tem 25 anos. Com 1,70 de altura, 114 kg e manequim 50/52, a atual campeã se prepara para um próximo ano de muito trabalho. “Quando eu voltar para o estado quero me dedicar a um trabalho social com meu título de Miss Turismo, e espero que isso dê uma alavancada no meu trabalho como modelo”, conta.

A modelo sempre foi gordinha e sempre passou pelo preconceito por estar acima do peso. Apesar disso, a jovem nunca deixou que os comentários maldosos pudessem afetar seu bem-estar. Como modelo profissional, a jovem começou a fazer fotografias para uma loja em que trabalha como gerente de vendas.

Jéssica conta que sempre teve um pé na moda, por ser apaixonada pelo ramo sempre buscou estudar e entender a moda em si. Entre suas principais influências estão a modelo Fluvia Lacerda, que também morou em Roraima e se transformou em um grande sucesso e a Ju Romano que é uma blogueira dedicada a moda plus size.

“É preciso estar sempre antenada, adoro trabalhar com isso, fiz vários desfiles, é algo que me comove, foi assim que virei palestrante de moda, autoestima e empoderamento feminino”, relata.

Diariamente, a modelo vê a necessidade de combater todos os tipos de preconceitos contra as mulheres acima do peso. “É uma luta diária, existem padrões de beleza que querem criar regras a serem seguidas, e se você não seguir essas regras, você fica excluído, e esse concurso tem ganhado espaço para incluir, principalmente no Brasil. Eu faço atividades físicas e tento perder peso, mas por motivos de saúde, não porque não me aceito, ou porque estou infeliz”, disse.

Concurso Nacional

Ao todo, 18 estados participaram do concurso, que tem como objetivo a valorização da diversidade da beleza da mulher brasileira. Em sua sexta edição, o concurso foi realizado no Rio de Janeiro.