Cotidiano

Morador denuncia desperdício de água em São João da Baliza

Milhares de litros d’água estão sendo desperdiçados no Município de São João da Baliza, região sul do Estado, com o vazamento na caixa d’água da Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caerr), na Rua São Francisco. O problema vem ocorrendo quase todos os dias há pelo menos três anos, segundo os moradores. A água tratada que escapa do reservatório acaba correndo para a rua, passando pela frente das casas.

O morador Marco Franco, 48, afirmou que esta semana o desperdício começou por volta das 16h de um dia e só parou às 7h do dia seguinte. “Quase todos os dias esse vazamento acontece. Quando nós procuramos a companhia, simplesmente nos dizem que não há um dispositivo para desligar a bomba d’água”, disse.

Segundo ele, a população sempre busca soluções para resolver o problema, mas a empresa nunca dá uma previsão para solucionar a questão. “Por conta desse desperdício, os moradores estão sendo prejudicados, ficando muitas vezes sem água nas torneiras”, frisou Franco.

CAERR – A Companhia de Águas informou que não recebeu nenhuma reclamação em relação ao desperdício de água na sede de Baliza e frisou que a instabilidade no fornecimento de energia elétrica pode danificar algum equipamento utilizado na distribuição de água, a exemplo da boia de caixa d’água.

A empresa ressaltou que uma equipe técnica foi designada para averiguar o funcionamento da caixa d’água e que continuará no município para fazer os devidos reparos, caso seja necessário. (E.M)