POR CONTA PRÓPRIA
Morador do bairro Cidade Satélite contrata empresa para tapar buracos
Cansado de esperar pelo poder público, morador desembolsou R$ 1 mil para melhorar condições da rua
Por Folha Web
Em 01/08/2017 às 01:30
O serviço de piçarramento foi realizado na rua Áries, no Cidade Satélite (Foto: Divulgação)

Com o período de chuvas, diversas ruas nos bairros de Boa Vista se tornaram intrafegáveis. A rua Áries, no bairro Cidade Satélite, na zona oeste da capital, é um exemplo. Sem asfalto há mais de três anos, os moradores do local viram os buracos se transformarem em crateras cobertas de lama com as chuvas intensas. Cansado de esperar, um morador decidiu resolver a situação por conta própria.

Segundo o morador, que preferiu não se identificar, a quadra já estava intransitável há semanas. Para amenizar o caso, ele gastou R$ 1 mil para contratar as máquinas e comprar a piçarra, material utilizado no processo de asfaltamento. “Não coloquei entulho para não ter problemas com a Prefeitura [de Boa Vista]. Já diminuí o serviço deles”, disse.

Ele explicou que decidiu tomar partido quando percebeu que nem pedestres estavam passando pela quadra. O morador disse que, mesmo quem estava de carro, precisava fazer o retorno em outras ruas, o que já estava se tornando contramão, ou desviar por um terreno baldio, mesmo considerando o trajeto perigoso pela falta de iluminação à noite.

Apesar de ter arcado com a despesa por conta própria, ele contou que conversou com os vizinhos e explicou que receberia qualquer quantia como ajuda. “Eu disse que não ia esperar nada. Mas, quem quisesse ajudar, de acordo com sua consciência, poderia deixar o dinheiro na minha caixa de correio. Fiz pra ver se o município se sensibiliza”, lamentou.

OUTRO LADO – Em nota, a Prefeitura de Boa Vista informou que, nesta época de chuvas, o ritmo de trabalho da operação tapa buracos depende das condições climáticas, mas reforça que a equipe da Secretaria Municipal de Serviços Públicos vai iniciar os serviços de tapa buracos essa semana no bairro Cidade Satélite, começando pela rua Áries. Reforçou ainda que busca maneiras de resolver a situação e diminuir os transtornos para os moradores o mais rápido possível. (A.G.G)

Ruas de bairros da zona oeste pioram com as chuvas

Moradores dos bairros Senador Hélio Campos, Pérola e Operário, localizados na zona oeste da capital, denunciaram à Folha que as ruas de acesso entre os bairros estão quase intrafegáveis devido à falta de pavimentação e buracos cheios de lama por conta das fortes chuvas do mês de julho.

Segundo a recepcionista Luciane Pimentel, que mora no bairro Pérola e utiliza a Rua HC-01 para chegar aos bairros Operário e Senador Hélio Campos, o local está em condições preocupantes. “A rota mais próxima para o centro é a BR-174, mas para ir a outros bairros aqui perto, como o Operário, a rota é sair do Pérola e pegar a rua HC-01. O tráfego de veículos na via é grande e, desde a semana passada, está ficando quase impossível passar lá por causa dos buracos, que parecem crateras. Daqui a pouco não poderemos mais passar por lá e não existem outras ruas mais próximas com acesso fácil ao bairro”, explicou.

A dona de casa Aldenora Moraes, que mora há quatro anos no bairro Operário, também utiliza a Rua HC-01 para ir fazer compras em supermercados no bairro Senador Hélio Campos. Ela afirmou que os buracos surgiram antes do inverno e piorou com as chuvas. “Esse buraco enorme aqui surgiu antes das chuvas e piorou depois. Eu passo por aqui quase todo dia a pé e vejo a dificuldade dos carros ao tentar passar pelo local. Preciso até mesmo ter cuidado para atravessar porque o buraco tomou conta da rua inteira e o único jeito é andar no meio dos carros para conseguir atravessar”, afirma.

O eletricista Charles da Costa mora na rua N-30, no bairro Senador Hélio Campos, há 15 anos e relata que a situação das ruas nessa região da capital sempre foi assim desde que chegou ao bairro. Ele explicou também que algumas das vias, por nunca terem sido pavimentadas, estão em condições piores nesse período de chuvas.

“Quase ninguém se atreve a passar nessa parte aqui da minha rua, que mais parece um lago. Ontem à noite um carro até tentou, mas caiu no buraco e ficou um tempão até conseguir sair. Antes, as pessoas daqui também a utilizavam para ir ao bairro Operário, mas hoje todo mundo preciso contornar por outra rua para chegar do outro lado”, explicou.

OUTRO LADO – Em nota, a Prefeitura de Boa Vista informou que “nessa época de chuvas o ritmo de trabalho da operação tapa buracos depende das condições climáticas, mas que irá incluir a Rua HC-01 na programação da próxima semana para tentar diminuir os transtornos causados aos moradores e pessoas que trafegam o local”. (G.M)

Foto: Wenderson de Jesus)
Motoristas e motociclistas se aventuram pelos buracos cheios de lama para trafegar pelas vias
DIEGO disse: Em 01/08/2017 às 17:25:19

"ESTOU PRA FAZER A MESMA COISA NA MINHA RUA NO BAIRRO CENTENÁRIO...JÁ FIZ VARIAS RECLAMAÇÕES JUNTO A PMBV E NADA...SÓ ENROLAÇÃO...O PIOR DE TUDO É A PMBV IR NA RUA LATERAL E JOGAR UM MATERIAL (PÓ DE BRITA COM AREIA) EM UMA RUA NÃO TÃO CRÍTICA...E OS TÉCNICOS VERIFICARAM A PRECARIDADE DA RUA JERONYMO HONÓRIO DE MORAES, PEDIRAM PRA ENTRAR EM CONTATO NO 156 E ATÉ O MOMENTO NADA FOI FEITO. "

mano disse: Em 01/08/2017 às 11:50:38

"mereceu meu voto,apesar do interesse particular nao esta acomodado como todos nos"

mano disse: Em 01/08/2017 às 11:49:15

"mereceu meu voto"

Eneida Cabral disse: Em 01/08/2017 às 08:57:50

"Senhor , pega o recibo da empresa que fez, cobra da Prefeitura para descontar no IPTU, não é justo, pagar com o seu dinheiro para eles meterem a mão no dinheiro que vem destinado a esse tipo de obra."

Eneida Cabral disse: Em 01/08/2017 às 08:57:43

"Senhor , pega o recibo da empresa que fez, cobra da Prefeitura para descontar no IPTU, não é justo, pagar com o seu dinheiro para eles meterem a mão no dinheiro que vem destinado a esse tipo de obra."