Cotidiano

Moradores afirmam que programa de prevenção reduziu onda de furtos

Programa “Vizinhança Solidária e Segura” será instalado no Residencial Vila Jardim e em outros conjuntos habitacionais

Com o objetivo de integrar ações conjuntas de monitoramento e combate às ocorrências de ilícitos, a Polícia Militar de Roraima (PMRR) lançou, em maio deste ano, por meio do Comando de Policiamento da Capital (CPC), o programa de prevenção primária “Vizinhança Solidária e Segura”. O projeto foi implantado inicialmente no Conjunto Habitacional Pérola do Rio Branco, no bairro Dr. Airton Rocha, zona Oeste da Capital, devido ao alto índice de violência na região.

À Folha, a população afirmou que já sentiu diferença. O morador do conjunto, Frank Cavalcante, disse que atualmente se sente mais seguro. “Achei a ação muito boa, a ronda aumentou, as viaturas ficam passando. O carro passa direto nos pontos críticos, que a gente sabe onde é. A ‘meninada’, como se diz, deu uma aquietada. Espero que continue assim porque geralmente é só no começo”, afirmou.

Segundo Lindolfo de Holanda Bessa, tenente-coronel da PM e coordenador dos projetos, a ação consiste em estabelecer laços entre a vizinhança. “As várias residências vão se contatar um com o outro, no sentido de proteger. Quando viajar, vez ou outra, por exemplo”, disse. “A gente também faz a Visita Solidária para verificar a questão da segurança, iluminação. A gente também dá dicas de segurança de residências”.

Conforme Bessa, já houve uma diminuição no número de casos de arrombamento seguido de furto no Pérola. “Com isso, desde a implantação do projeto, nós já tivemos uma redução de 40% desse tipo de ocorrência. A prática foi intensificada em razão de a polícia ter verificado que as ações serem feitas por pessoas da área”, complementou.

AMPLIAÇÃO – De acordo com o que foi anunciado pelo Governo do Estado, a ampliação do projeto vai prosseguir e em quinze dias o Residencial Vila Jardim, no bairro Cidade Satélite, na zona Oeste, será beneficiado. “Nós já iniciamos os preparativos junto à população, fizemos a visita, a divulgação e fizemos várias reuniões com os condomínios explicando o motivo do projeto”, informou.

De acordo com o tenente, apesar de o conjunto ser formado por apartamentos, os moradores estavam reclamando do alto índice de roubos. “As pessoas subiam pelos canos de gás e conseguiam entrar nos apartamentos. Começamos a perceber esse aumento de casos, verificar quais eram as facilidades e começamos a dar dicas de segurança e entregar panfletos. Com mais uns 15 dias, nós lançaremos oficialmente esse projeto no Vila Jardim”, destacou Bessa. “Provavelmente a gente vá depois para o Manaíra e Cruviana. Nosso objetivo é que até o final do ano, todos os bairros tenham recebido esse projeto”. (P.C.)