Cotidiano

Moradores cobram melhorias nos serviços oferecidos pela Eletrobras

Além do aumento na tarifa de energia, os manifestantes relataram que a empresa tem feito cortes sem aviso prévio

Moradores de Rorainópolis, município localizado na região sul do Estado, promoveram na manhã de ontem, 14, uma manifestação contra o aumento na tarifa da energia elétrica cobrada pela Eletrobras Roraima. Iniciada às 8 horas, a mobilização se concentrou em frente à Feira do Produtor Rural Amazon Dalva.

“Até dezembro do ano passado, quem realizava o fornecimento de energia no nosso município era a Companhia Energética de Roraima (CERR), no entanto, após a perda de concessão, a responsabilidade acabou indo para as mãos da Eletrobras. Pensávamos que haveria alguma melhora, mas não é o que estamos vendo”, avaliou o mototaxista Antônio Oliveira, de 25 anos.

Utilizando um carro de som, o grupo de aproximadamente 50 pessoas partiu em caravana pela avenida Dra. Yandara, uma das principais vias do município, convidando mais moradores a aderirem ao protesto, tendo como destino o escritório da empresa no município.

Segundo Oliveira, desde que a Eletrobras assumiu a missão de manter o fornecimento de energia às residências do município, os problemas só fizeram aumentar aos consumidores. “A tarifa cobrada pelo serviço é um absurdo e a conta hoje bem mais cara que na época da CERR. Antes, o mais comum era pagar no máximo uns R$ 150,00, agora o valor está chegando a R$ 350,00”, comentou.

Além do aumento na tarifa, os moradores reclamam ainda de cobranças indevidas e corte de fornecimento sem aviso prévio. “Só para você ter uma ideia, tem conjuntos recém-criados que nem tinham medidor de energia e hoje eles estão cobrando valores que pertenciam à Cerr. Outro problema é que agora eles não avisam mais quando vão cortar o fornecimento. Simplesmente chegam e cortam”, informou.

OUTRO LADO – Sobre o protesto dos moradores de Rorainópolis, a Eletrobras Distribuição Roraima informou, em nota, que, desde que assumiu o fornecimento de energia elétrica no interior do Estado tem trabalhado para melhorar a qualidade dos serviços.

“A empresa continua investindo e trabalhando com manutenção na rede elétrica, com substituição de postes, transformadores, adequação de alimentadores com o objetivo de melhorar o fornecimento de energia elétrica em Rorainópolis e demais regiões”, destacou.

Já em relação à tarifa de energia elétrica, a empresa ressaltou que o reajuste acontece anualmente, concedido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Sobre a denúncia de cortes sem prévio aviso, a empresa não se manifestou a respeito. (M.L)