Cotidiano

Moradores da Cidade Santa Cecília ficam por vinte horas sem energia

Moradores da Cidade Santa Cecília, no Município do Cantá, a Centro-Leste do Estado, estão passando por transtornos devido aos problemas com o abastecimento de energia. Segundo eles, a situação piorou nas últimas duas semanas devido às inúmeras quedas e, para piorar, na sexta-feira, 13, eles ficaram por mais de 20 horas sem energia.

O aposentado Rômulo Cruz, que se mudou para a localidade em 2008, disse que o problema sempre existiu. “Eu tenho anotado um histórico das quedas de energia na região. Em um dos dias, há cerca de dois anos, chegou a cair 51 vezes”, afirmou.

A situação melhorou em 2016, mas piorou nos últimos dias. “É fato que o abastecimento de energia melhorou de 50% a 80% no ano passado. Quando faltava, rapidamente era reestabelecida. No entanto, nas últimas duas semanas a situação piorou muito”, afirmou.

O morador reclama que as oscilações são frequentes. “Na sexta ficamos sem energia da zero hora até as 18h, quase 20 horas. No sábado, foram mais de 10 horas. No domingo e na segunda ficamos sem energia por cerca de uma hora. Esses dias têm sido um verdadeiro inferno. A energia oscila demais, é um vai e vem constante. Só ontem foram cinco quedas”, frisou Rômulo Cruz.

O problema tem prejudicado os moradores. “O motor do portão eletrônico e o telefone fixo da minha casa queimaram. Todos os meus vizinhos reclamam porque é algo que estressa e nos aborrece. Muitos estudantes, inclusive eu, sequer conseguem fazer um trabalho. O pior de tudo é que, quando falta energia, falta água. É complicado demais”, reclamou.

Os moradores procuram as autoridades, mas não recebem respostas concretas. “Quando o problema acontece, a gente procura a Eletrobras e eles dizem que estão tentando descobrir o motivo das oscilações. O problema é que demoram mais de 10 horas para resolvê-lo. Reclamo como um cidadão, que tem seus direitos, e espero que tomem providências emergenciais”, frisou Cruz.

ELETROBRAS – Em nota, a Eletrobras Distribuição Roraima informou que está realizando manutenções emergenciais nos pontos críticos da rede elétrica e fazendo avaliações que trarão melhorias ao abastecimento energético. As ações continuarão até a próxima semana.

“O atendimento ao bairro Santa Cecília, no Cantá, e aos municípios de Bonfim e Normandia é feito de maneira provisória pela rede de distribuição de Boa Vista, e a solução definitiva depende de conclusão das obras de transmissão em execução pelo Governo do Estado”, diz a nota.

A Eletrobras destacou que, na semana passada, a empresa realizou manutenções nas subestações que atendem os moradores de Caracaraí, Mucajaí, Iracema, Novo Paraíso e Rorainópolis. Esta semana, serão realizadas manutenções nas redes elétricas dos municípios de São João da Baliza e Caroebe.

Além disso, serão instalados equipamentos de geração de energia para reforçar o fornecimento nas regiões de Normandia, Napoleão, Surumu, Uiramutã, Boca da Mata, Vila Brasil, Tepequém e Santa Maria do Boiaçu. “Em todos os municípios de Roraima, desde o dia 1º de janeiro deste ano, estão sendo realizadas substituições de postes, transformadores e outros serviços considerados de emergência”, ressaltou. (B.B)