Cotidiano

Moradores da Vila de Campos Novos ficaram até três dias sem energia elétrica

De acordo com denúncias, a falta de energia elétrica na região acontece com frequência. Só esse ano, o fornecimento no município de Iracema foi interrompido duas vezes

A falta de energia parece ser um problema frequente no Município de Iracema, região Centro-Sul do Estado. Moradores da Vila de Campos Novos dizem que estão enfrentando dificuldades com as constantes interrupções no fornecimento de energia elétrica pela Eletrobras Distribuição Roraima. Segundo denúncias enviadas à Folha, a região já chegou a ficar quase quatro dias sem energia.

“Isso acontece sempre por aqui. No ano passado foram várias e várias vezes que ficamos sem energia. É a segunda vez só esse ano. Ligamos para o número 0800 da Eletrobras, mas não nos informam nada e isso quando a ligação não cai e eles não atendem mais. O que geralmente falam é que o problema é na rede. É uma situação extremamente complicada”, disse o vendedor Frank Barros.

Ele mora em Campos Novos com a esposa e quatro filhos pequenos. “Imagine a gente esses dias todos sem energia e com criança em casa. É complicado. Hoje [19] tivemos que vir para Boa Vista para ficar na casa do meu sogro, porque a situação lá já estava insustentável. Já perdi uma televisão por conta dessas quedas e interrupções de energia. E não só eu, os moradores das proximidades também já perderam vários eletrodomésticos”, reclamou.

Por mês, Frank Barros paga cerca de R$ 80,00 de conta de energia. “A energia oscila, cai, passam dias, mas a conta no final do mês chega sempre no dia certo, independente do serviço prestar ou não. Eu ainda consigo levar meus alimentos para o posto de gasolina próximo para usar o gerador e manter refrigerado por lá. Agora, imagine as outras famílias? Imagine o prejuízo de perder toda alimentação da geladeira com tanto tempo sem energia?”, indagou o vendedor.

O posto de gasolina é de propriedade de Fernando dos Santos Gama, que afirmou que no final da tarde a energia foi restabelecida. “O que eles [Eletrobras] nos disseram é que um cabo tinha sido rompido. O veículo com os agentes foi lá ontem e levaram o material necessário para religar a energia. Hoje [19] voltaram lá depois do almoço e, no final da tarde, a energia voltou. Isso acontece com muita frequência”, informou.

O empresário já chegou a perder câmeras de segurança do posto de gasolina, monitores, entre outras coisas. “Minha conta de energia sempre dá por volta de R$ 400,00. Se eu não tivesse um gerador aqui no posto, como ficaria? Nós telefonamos ontem para a central da Eletrobras, mas eles não passam informação nenhuma. É uma situação realmente complicada”.

ELETROBRAS – Através de nota, a Eletrobras Distribuição Roraima informou que recebeu a reclamação dos clientes da Vila Campos Novos no dia 18, no final da tarde, e ontem pela manhã uma equipe foi enviada para o local para solucionar o problema que causou a falta de energia. A empresa solicita aos clientes que, quando ocorrer falta de energia, comuniquem imediatamente a empresa pelo telefone 0800 70 19 120.