Cotidiano

Moradores de Baliza reclamam da falta de oferta de cursos em campus da UERR

De acordo com a denúncia, a última turma de alunos conclui em junho deste ano e não há previsão de novas vagas

Moradores de São João da Baliza, região Sul do Estado, acionaram a Folha para denunciar o possível fechamento do campus da Universidade Estadual de Roraima (UERR) e a falta de oferta de cursos na unidade instalada no município.

Conforme o denunciante há algum tempo a Universidade não realiza novas provas de vestibular para suprir a demanda da população e os únicos acadêmicos que permanecem estudando na unidade devem colar grau no meio do ano. Por conta disso, a preocupação dos populares é que as atividades do campus possam ser encerradas ainda em 2017. “Com o passar do tempo foram deixando de fazer vestibular. Aúltima turma termina o curso em junho deste ano e só se fala em fechar”, disse.

O morador ainda fez críticas à utilização de recursos estaduais para criação de um espaço que não está sendo utilizado da forma como foi planejado e que atende a uma demanda de toda a região Sul do Estado, não somente de moradores de São João da Baliza. “Um verdadeiro descaso com a população da região. É dinheiro público usado tanto para a construção da sede própria quanto para concursos e agora falar em fechar”, reclamou um dos moradores. “De Entre Rios/Vila Moderna, até mesmo pessoas de Rorainópolis já estudaram no campus de Baliza”, acrescentou.

Outra problemática levantada pela denúncia é a falta de oferta de cursos públicos e gratuitos, fazendo com que os moradores tenham que custear o ensino superior com cursos ofertados por instituições privadas, o que não é possível para alguns populares que possuem uma renda mais baixa.

“Tem duas turmas de alunos de Educação Física pagando R$ 300 por mês em um curso particular porque alguém decidiu fechar a única opção gratuita da região. O campus da UERR de São João da Baliza será fechado, com a desculpa de que não tem verba para manter funcionando”, criticou.

OUTRO LADO – Em nota, a Universidade Estadual de Roraima não confirmou a informação de que estaria fechando o campus e acrescentou que “a extinção ou criação de campus ou qualquer outra unidade acadêmica é medida interna corporis e, em momento oportuno, será decidida no Conselho Universitário, órgão responsável pelas referidas medidas administrativas, após a conclusão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)”.

A instituição não informou, porém, se há previsão para que a situação seja discutida internamente. A UERR também revelou que a instituição “está passando por um processo de reestruturação e redimensionamento iniciado no ano passado, com a finalidade de garantir a qualidade da oferta de ensino, pesquisa e extensão nos lugares que atualmente está presente”. (P.C)

Publicidade