Cotidiano

Moradores de Baliza tapam valas e buracos com restos de construção

Durante mais um ano, para não ver as ruas interditadas durante as chuvas e aliviar os transtornos, moradores do Município de São João da Baliza, região sul de Roraima, estão tapando buracos das vias com restos de construção, como tijolo e concreto.

Conforme o professor Marco Nascimento, morador há 36 anos do município, a situação dos buracos afeta a população há mais de uma década. Ele disse que as ruas e vicinais, onde os problemas são maiores, houve um serviço mal feito. Além de antigo, o professor destacou que o asfalto nunca passou por manutenção correta. Segundo ele, o que o município fez recentemente foi colocar barro, por isso, quando chove, o aterro é levado pela água ou vira lama.

Apesar de saber que a restauração é uma obrigação do poder público, o morador explicou que a população viu a necessidade de enfrentar o problema por conta própria. Em diversos pontos da cidade, segundo Nascimento, é possível ver buracos cobertos com restos de construção. Segundo ele, além de evitar as inundações, isso evita acidentes.

O professor comentou sobre uma vala localizada na esquina das ruas São Raimundo e São Domingos, no Centro, que possui cerca de seis metros de comprimento. Os moradores precisam dobrar a atenção no local, tendo em vista que o cruzamento é movimentado. Quando chove e a vala vai aumentando, por isso os moradores jogam os entulhos de obras.

Nascimento ressaltou que já procurou os vereadores dos municípios, responsáveis pela fiscalização, mas nada foi feito. “O que tem que ser feito é um asfalto com qualidade. O tráfego pelo Centro só não foi interrompido porque estamos sempre atentos, mas não tem carro que aguente”, lamentou.

PREFEITURA – O prefeito de Baliza, Marcelo Jorge (Pros), informou que recebeu a administração do município numa “situação complicada”. Segundo ele, a maior parte da cidade estava precisando de reformas e implantação de asfalto. No entanto, afirmou que as obras de revitalização já iniciaram na Avenida São Paulo, principal do município.

Segundo ele, na segunda-feira, 3, vai licitar R$ 3,5 milhões para fazer os três primeiros quilômetros de asfalto. Além disso, ele informou que Baliza possui mais de R$ 10 milhões para recapeamento e construção de asfalto nas ruas antigas e novas. O prefeito explicou que os recursos são provenientes de emendas parlamentares de deputados federais e senadores. “Se Deus quiser, em um período curto, vamos revitalizar e iluminar as ruas”, frisou. (A.G.G)